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7 Dicas para ser o Steve Jobs dos eventos

Os eventos podem aumentar os lucros e as vendas, construir a sua marca, a informação sobre a sua empresa e o que você está fazendo, além estabelecer uma conexão entre você e seus clientes construindo uma comunidade.

Se o evento é um show do Maroon 5 ou uma conferência educacional sobre seu software de marketing, é importante para o seu negócio, e também para os seus clientes.

 

Embora existam métodos antigos de promoção de seus eventos, as mídias socias tem se mostrado uma ferramenta incrivelmente poderosa para melhorar o atendimento do evento. Os resultados são particularmente impressionantes, dado que a maioria das ações são feitas nos meios de comunicação social, e ainda são muito mais baratos, especialmente quando comparado com formas mais tradicionais de publicidade.

1. Crie um seu evento 

Em algumas plataformas de mídias sociais, como o Facebook, por exemplo, você pode criar seu evento e convidar as pessoas relevantes para o seu negócio, como disse, seja ela um grande festival ou um evento para sua empresa.

Você pode convidar pessoas para te ajudar a atualizar as informações relevantes.

Eventos do Facebook são utilizados com mais frequência  nos meios de comunicação social. O bacana é que você pode deixá-lo privado ou público, fazendo com que apenas pessoas que você queira que participe veja o evento, ou então torná-lo público.

 

Você consegue administrar quem confirmou presença no evento, quem talvez vá e quem realmente não vai comparecer, tornando assim a sua administração interna mais eficaz.

 

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Muita gente sabe sobre os eventos do Facebook, porém, o LinkedIn é uma grande arma para o seu negócio e ainda não é tão utilizado para este foco, você também pode anunciá-lo por lá e garantir que mais pessoas e as pessoas certas compareçam ao seu evento.

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Você pode criar através de sua página no LinkedIn uma Showcase Page para essas ocasiões especiais.

Showcase Page  é uma subseção anexada à sua página de empresa que você pode criar no Linkedin (para aqueles que não estão familiarizados com Linkedin, é exatamente como os diferentes guias e seções das páginas do Facebook).

Depois de ter criado uma Showcase Page, você pode compartilhá-lo com o público adequado, fazendo uma referência a ele em um post LinkedIn Pulse e postar as atualizações sobre o próximo evento.

O Pulse, do LinkedIn é basicamente a extensão de artigos para a plataforma, você pode publicar textos longos por lá.

O LinkedIn geralmente é subestimado consideravelmente como uma plataforma de marketing de mídia social, mas tem um enorme potencial para ajudá-lo a aumentar a consciência de seus eventos.

2. Publique bastante (mas tenha cuidado)

É bem normal você ter aquela vontade de sair publicando em todos os lugares, até mesmo na linha do tempo do evento, mas tome muito cuidado para não saturar o seu público, faça posts que sejam realmente importantes para a sua audiência.

Lembre-se sempre, suas publicações precisam ser informativas, precisa realmente impactar o usuário e obviamente interagir com aqueles que publicarem em seu evento também.

Não faça spam, não convide pessoas que não são seu público alvo, isso só faz com que você tenha cada vez menos influência e seja muito mais rejeitado, fazendo com que você perca seus seguidores.

3. Promova seu evento utilizando Hashtags

Por mais que as hashtags no Facebook não sejam mais tão eficazes, elas são uma grande arma no Twitter e no Instagram, utilize-as a seu favor (com moderação, obviamente).

Ao utilizar as tão populares hashtags, lembre-se quais são realmente importantes para o seu negócio.

Faça um estudo antes, pesquise quais são as mais utilizadas em seu segmento, quais são mais eficazes e faça testes.

As hashtags são muito importantes para que as suas publicações atinjam mais pessoas, fazendo assim uma publicidade gratuita para elas.

Ainda melhor, se o seu hashtag pega, torna-se uma métrica de participação que você será capaz de controlar através de múltiplas plataformas. Você vai ser capaz de ter uma idéia de como os usuários obtêm o seu evento, e que eles dizem.

4. Comece logo

Pense como muitos filmes são feitos, os anúncios são feitos muitas vezes um ano antes do lançamento oficial, são distribuídos em traillers no YouTube, OutDoors pela cidade.

Você deve previamente criar teasers do seu evento para as pessoas já começarem a saber do que se trata e fomentar interesse do seu público.

Publique os “traillers” no YouTube, faça vídeos exclusivamente para o Facebook, assim você consegue atingir muito mais pessoas e impactá-las muito mais.

Os vídeos não precisam ser produções de Hollywood, podem ser bem informais, mas precisam ser cativantes e informativos.

5. Programe publicações

Quando você está planejando seu evento, pense bem no calendário editorial de postagens sobre ele.

Felizmente o Facebook permite que você agende as postagens com antecedência, fazendo com que você já possa programar tudo o que precisa ser publicado durante o tempo de espera do evento.

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Você pode utilizar ferramentas para te ajudar também, já falamos por aqui sobre a OpSocial, uma excelente ferramenta para agendar publicações e principalmente gerar relatórios sobre a sua página.

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6. Use Ads

Quando você quer o máximo de pessoas para ver a sua mensagem o mais cedo possível, nunca é demais para executar campanhas pagas  para aumentar a visibilidade, melhorar a colaboração, e até mesmo para aumentar o tráfego.

Anúncios do Facebook e Instagram são classificados entre os principais candidatos para uma ótima opção quando se trata de anúncio de mídia social (e algumas outras como o Twitter ADS, por causa de sua natureza potencialmente viral).

O Facebook possui um modelo de criação de anúncios específico para eventos, fazendo com que seja muito mais efetivo e que você concentre seu investimento apenas para o crescimento de interessados.

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Clique na imagem para ampliar

O uso de anúncios em diferentes plataformas vai ajudar a expandir a sua visibilidade e atingir um público muito maior, além de obter o máximo de pessoas falando sobre isso.

7. Use concursos para aumentar o “boca a boca”

Não pode ser utilizado concursos como “curta e compartilhe para concorrer”, mas você ainda pode usá-los para aumentar o tráfego para o seu evento.

Concursos em mídias sociais são uma ótima maneira de obter novos seguidores, aumentar a participação, e – neste caso – um aumento no comparecimento do evento.

Os vencedores do concurso, que são relevantes para o seu caso, podem capturar muita atenção e gerar muito mais conversação.

Você pode oferecer entradas gratuitas, refeições gratuitas, camisetas, ou até mesmo participação nos bastidores de seu evento.

Todo mundo gosta de algo de graça e adrenalina que vem à sua mente com a chance de ganhar alguma coisa.

Organize um concurso em uma plataforma, mas você não pode esquecer de promovê-la em todas as outras plataformas e sua lista de e-mail usando os anúncios para ajudar quando necessário.

Pensamentos finais

Você pode tornar muito mais fácil a sua vida utilizando boas estratégias de marketing em mídias sociais, fazendo com que você consiga gerar muito mais tráfego, retenção de público, leads e participantes dos seus eventos.

Lembre-se, anunciar em plataformas de mídias sociais são muito mais em conta do que em mídias tradicionais, além do que, você consegue mensurar cada etapa do seu planejamento e cada conversão que trouxe o seu investimento.

Como você usa as redes sociais para aumentar as participações de seus eventos?

As dicas foram úteis para você?

Deixe-nos um comentário e marque quem você acha interessante aqui, ensine aquela pessoa chata que só faz spam e te convida para todos os eventos que não te interessam!

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