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A falta que uma assessoria de comunicação faz

Saiba o porquê é importante ter um serviço de assessoria de comunicação e a falta que esse serviço faz.

Ela começou de mansinho, atuando na política e entrando no mundo empresarial como um departamento que noticiava os eventos no blog de uma empresa, e agora possui diversas áreas, tornando-se responsável por defender a imagem, a marca e a divulgação das ações daquela companhia, tanto internamente quanto externamente, deixando o assessorado como referência no seu segmento de atuação. Ter uma assessoria passou de luxo para necessidade, tanto para posicionar seu negócio no mercado quanto ajudar a captar clientes e parceiros.  

Segundo uma pesquisa realizada com 201 agências de comunicação e divulgada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), as assessorias procuram focar agora na área de estratégia, mídias sociais e outros canais de comunicação, tendo o Facebook como ênfase, canalizando a Fan Page como uma das plataformas mais trabalhadas. As funções ampliaram, tendo o assessor de imprensa (que faz a ponte entre veículos de comunicação e o assessorado), assessor de comunicação (envolvendo design e publicidade, criando artes gráficas) e social media, além de um profissional de marketing.

Principalmente para quem está começando, um assessor pode ser infalível para levantar a sua imagem. Mas e para quem já está estabelecido? Quais as necessidades da contratação?

Divulgação massiva do seu produto

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Com um profissional de assessoria, fica mais fácil apresentar seu produto, serviço ou seu trabalho para o seu público alvo. Dependendo do target, o assessor poderá contatar os veículos de comunicação, seja do meio impresso, TV, rádio ou pela internet, para que aquele público saiba quem sua empresa e o que você quer divulgar dela. Um bom assessor tem um mailing que, se acionados, poderá lhe fornecer voz para ampliar seu campo de atuação.

Clipping

Essa é a fase de mensurar o esforço da equipe de assessoria para divulgar seu nome. É bom possui um sistema de mensuração de mídias e recolher o material e fazer um arquivo de slides para mostrar a investidores que sua empresa tem apoio da mídia e que é uma ótima oportunidade fazer uma parceria com a sua. Para empresas grandes, que possuem filiais numa cidade ou outras localidades, é um ótimo indicador para verificar a popularidade do empreendimento naquela região, e se esse clipping é positivo ou negativo para eventuais correções de estratégias.

Maior envolvimento com o seu público

Quanto mais você se destaca, mais o público que é atendido por você, diretamente ou indiretamente, vai se sentir livre para expor suas opiniões e discutir sobre o que você está oferecendo. O papel da assessoria nesse quesito é fundamental para garantir a fidelidade e confiabilidade do cliente.

Aumentar laços com a imprensa

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A imprensa já vai te conhecer e saber como você lida com o trabalho deles e acabará sendo pauta para várias matérias. Geralmente, isso acontece muito no setor público, mas no privado, quanto mais você aparece, mais seu senso de referência aumenta.

Fechamento de parcerias

Sim, fica mais acessível conseguir parcerias para eventos e negócios. Os empresários já vão conhecer sua marca, eles terão o senso de confiança e ficará mais fácil argumentar para fechar uma parceria, seja de qualquer área.
Essas ações podem ser indiretas, fazendo com que a imprensa procure você. Para isso, você precisa ter um blog atualizado periodicamente, um site com informações da sua empresa ou uma Fan Page bem construída. Existem diversas formas de atrair a sua audiência, seja pelos seus canais ou por de terceiros. Procure fazer um teste e veja os resultados. Temos certeza de que seu público vai aumentar e, consequentemente, seus lucros.

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