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Agência de Comunicação – entenda como ela trabalha

Agência de comunicação é um instrumento fundamental na comunicação, principalmente corporativa, seja ela interna ou externa. Mas, ainda há muitas dúvidas em relação à contratação desse serviço, do tipo: o que é uma agência de comunicação, como ela funciona de fato e o quê ela pode agregar para a empresa.

Primeiramente, é bom esclarecer que há vários tipos de agências: as de propagandamarketing promocional (eventos), digitais (campanhas baseadas em marketing digital), inbound marketing (baseadas em marketing de conteúdo com foco em vendas) e de comunicação corporativa, popularmente conhecidas apenas como agências de comunicação.

Antigamente, as agências de comunicação eram chamadas de “assessoria de imprensa”, pois, através da produção de releases, faziam o intermédio entre corporação e mídia. Atualmente, a assessoria faz parte de uma das vertentes presentes dentro de uma agência, assim como social media, criação de conteúdo e design.

agência de comunicação

De um modo geral, a agência analisa objetivos e cria soluções para sua empresa, através de algumas ações que funcionam de maneira interligada:

    1. Atendimento: elo entre agênciae cliente, responsável pelas reuniões, captação de briefing, análise e exposição da proposta;
    2. Criação: criação das peças do cliente com base no briefing e nos objetivos do cliente;
    3. Conteúdo: elaboração e revisão de textos;
    4. Social Media: administração das redes sociais, e-mails e anúncios online;


Dito isso, para esclarecer melhor como funciona uma agência de comunicação, existem algumas perguntas frequentes relacionadas ao assunto:

  1. Meu negócio está em crise devido ao momento atual do país, paraisso estou cortando gastos. Por que devo manter o investimento em comunicação?

Como foi dito, a comunicação não é um gasto e sim um investimento. Em época de crise, geralmente a área de marketing é a primeira a sofrer cortes, mas é uma das mais importantes dentro de uma empresa. Se seu negócio não se comunicar com os clientes em potencial nem se expor dentro do mercado, como pretende que ela saia da crise? Uma agência de comunicação sempre analisa os pontos internos e externos, quais as possibilidades existentes e cria soluções para esses tipos de situações pontuais.

  1. Uma agência consegue aumentar minhas vendas? 

A venda nunca depende da agência. O que ela pode fazer é criar estratégias que ajudem a alavancar essas vendas, como aumentar a visibilidade, sair na mídia através da assessoria de imprensa ou usar o inbound marketing, por exemplo, que tem a criação de conteúdo focada especificamente em atrair mais clientes através de um funil de vendas. Portando, o aumento das vendas depende da boa qualidade e integridade do serviço do seu negócio, atrelada à essas estratégias. A união dos dois trará sempre melhores resultados.

  1. Minha empresa está mal falada no mercado. A agência consegue me ajudar com isso?

A assessoria de imprensa, muitas vezes funciona como recursos humanos de uma empresa, sendo assim a responsável por passar pontos positivos e uma boa imagem da sua empresa para a mídia. Dessa forma a agência consegue ajudar a melhorar a má fama de uma empresa, contando com a ajuda das redes sociais também. Mas é claro que a empresa precisa fazer a sua parte também, para se redimir diante do mercado. Como dito anteriormente, a união dos dois é o ideal.

De um modo geral, a agência de comunicação é fundamental para qualquer negócio atingir o objetivo de forma mais efetiva e rápida, além de poupar o seu tempo.

Deixe a comunicação nas mãos de quem entende do assunto, para que juntos encontremos soluções criativas através de experiências incríveis! 😉

 

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