Assessoria de Imprensa: Você sabe o que é Media Training?

Você pode até não ter ouvido falar sobre Media Training, mas com certeza já ouviu o discurso de alguém na televisão e pensou: esse aí precisa de uma equipe que ajude ele a elaborar o que ele quer dizer, porque está difícil de entender… Pois é. Muita gente precisa desse treinamento de imprensa, principalmente os porta-vozes de uma empresa ou de uma organização. Esse treinamento, que, através do discurso, melhora a imagem de alguém ou de uma empresa, é o media training.

A ideia do media training é orientar como o porta-voz deve organizar suas falas em uma entrevista, por exemplo, e também em como se portar diante das câmeras ou de um público. É função ainda dessa equipe que o assessora, “prever” algumas perguntas que possam ser feitas por jornalistas e elaborar boas respostas para elas, minimizando, sempre, a crise.

Vamos a um exemplo: um jornalista quer fazer uma reportagem sobre o atraso de uma obra na rodovia X, a qual pertence a uma empresa concessionária que você assessora. O primeiro passo é escolher um porta-voz que domine os valores da empresa e claro, esteja a par do problema que vai ser reportado. Depois, é preciso traçar um objetivo a ser atingido: neste caso, que a empresa consiga manter sua boa imagem. Assim, é preciso treinar o porta-voz com possíveis perguntas que o jornalista faria, como uma simulação da entrevista. Lembre-se: o jornalista quer sempre o conflito, por isso, fará perguntas que coloquem o entrevistado em uma “saia-justa”. Nesse caso da obra, ele vai querer saber o motivo do atraso, o que está sendo feito para as obras recomeçarem, quem é o responsável por esse problema. Dependendo das respostas do seu assessorado, a imagem que vai ficar no imaginário do público sobre a concessionária pode ser boa ou ruim. Então o ideal é que as respostas sejam objetivas, carregue sempre o valor da empresa e identifique os pontos positivos.

Esse treinamento vale não apenas para entrevistas, mas também para eventos ou encontros de relacionamento. A equipe de media training deve estar ciente de qual o meio de comunicação em que a fala do porta-voz da empresa será veiculada. Isso é importante porque os meios tem métodos diferentes de atingir um público, principalmente pela linguagem. A postura também é um fator que deve ser pensado, assim como a roupa mais adequada para a ocasião. Esse conhecimento do meio permite que a mensagem a ser transmitida seja mais eficaz e ainda facilita o trabalho do jornalista.

Por fim, é preciso analisar os resultados da entrevista dada ou do discurso feito. Os objetivos foram atingidos? O que as pessoas estão comentando sobre isso? Qual foi a imagem sobre a empresa que ficou no imaginário das pessoas? É importante averiguar esses impactos e quais foram os erros e os acertos, para que, a cada entrevista, o porta-voz se aperfeiçoe ainda mais.

Aqui na Kryp, por exemplo, temos essa preparação mais intensa com os clientes principalmente antes de alguma entrevista agendada, porém a cada reunião ressaltamos alguns pontos importantes para manter a boa imagem da empresa.

Deu para entender a importância de um media trainning? A partir de agora, quando você perceber que faltou preparação de um entrevistado já sabe o que está faltando!

Siga a Kryp nas redes sociais
0 respostas

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!