, ,

Black Friday: 5 dicas para comprar na internet

Black Friday é uma tradição americana na qual o comércio entra em saldo na última sexta de novembro, dando início às compras de natal. O nome se dá porque, depois de um ano de grandes perdas e com as contas no “vermelho”, a época natalina vem com descontos para deixar os números “pretos” de novo, ou seja, positivos. Essa é uma das diversas explicações para o nome.  

A primeira Black Friday no Brasil foi em 2010, totalmente online. O faturamento no comércio foi de R$770 milhões em 2013 e R$1,2 bilhão em 2014, apenas em compras na internet! Loucura, né?  

Apesar de ser uma data muito bacana, com diversos tipos descontos, é preciso tomar alguns cuidados ao comprar na internet. A euforia acaba fazendo com que algumas pessoas esqueçam desses cuidados e acabem se arrependendo depois. 

1.Identifique a segurança da página 

black-friday-site-seguro

Segundo a lei, a loja online deve disponibilizar em local visível o CNPJ, endereço físico e número do telefone.  Geralmente sites seguros têm o “certificado de segurança”, que é um cadeado na barra de endereço. Além disso, pesquise a reputação da loja na internet em sites de reclamação e grupos no Facebook, por exemplo.  

2. Preste atenção ao pagamento e às condições de troca 

PayPal-blackfriday

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras na internet o consumidor tem até 7 dias para se arrepender e devolver o produto, recebendo o valor integral da compra de volta. Guarde sempre a nota fiscal, ela é seu comprovante, e evite boletos. Pague no cartão, de preferência em sites seguros, como o PayPal, por exemplo, para evitar roubo e clonagem. 

3. Pesquise em modo anônimo 

black-friday-sites-seguros

O algoritmo de busca se baseia no seu histórico de busca como um problema, e apresenta soluções para ele. Você já pesquisou sobre câmeras e “coincidentemente” apareceram várias ofertas de câmeras para você? Algoritmo. Algumas empresas usam isso para perceber o quanto você quer aquele produto e apresentar ofertas com preços mais elevados. Para evitar isso, pesquise no modo anônimo (Ctrl + Shift + N no Google Chrome).   

4. Desconfie de ofertas muito vantajosas 

Descontos muito grandes podem significar fraude ou produto de má qualidade, por isso se atente a isso e sempre olhe os comentários e avaliações para ver se é real.  

5. Cuidado com roubo de dados de vírus 

Evite fazer comprar usando um wi-fi público, pois ele não tem recursos adequados de segurança. Além disso, certifique-se de que o antivírus da sua máquina está atualizado e tome cuidado ao clicar em links ou downloads. Qualquer ação insegura pode resultar em roubo de dados e, como você está lidando com seu dinheiro e inserindo dados do seu cartão, o prejuízo pode ser muito maior do que imagina! 

Seguindo essas dicas, você vai aproveitar o Black Friday com muito mais segurança! Pronto? Vamos às compras! 😉  

Siga a Kryp nas redes sociais
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *