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Blog de sucesso: como criar o seu gastando pouco

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Criar um blog para a produção de conteúdo da sua marca, empresa, produto e/ou serviço é muito importante.

Ele permite que você gere engajamento e fidelize o seu público. Além disso, o blog ajuda a esclarecer dúvidas dos seus clientes de forma mais rápida, através dos conteúdos publicados. Lembrando que a função principal do blog da sua empresa deve ser produzir conteúdo, e consequentemente captar leads e gerar conversões, porque é isso que gera acesso e ajuda a aumentar a visibilidade da sua empresa no mercado. Ok, agora que você já sabe a importância de criar um blog, deve estar se perguntando: como fazer um, de forma rápida e praticamente grátis?  


Plataforma 

Você precisa escolher uma plataforma que seja adequada e didática. O WordPress é o mais indicado, por ser prático, funcional e ser o mais usado por sites de hospedagem de sites. E por que não utilizar um serviço “genérico” de criação de sites para iniciantes, como o Wix, por exemplo? Simples, você não quer ter um blog com um visual amador e que não seja fácil de personalizar o SEO** (Otimização para mecanismos de buscas, como o Google). No início pode parecer uma boa alternativa, por ser flexível, simples, autodidático e acessível, mas assim que seu blog se tornar uma das suas principais estratégias de marketing de conteúdo, você vai precisar ter mais liberdade para manipular a ferramenta. Além disso, o visual do site é um dos principais fatores que tornam a experiência do usuário ótima e faz com que ele permaneça lá por mais tempo, como mostra o item a seguir.

**SEO é a sigla para SEARCH ENGINE OPTIMIZATION ou OTIMIZAÇÃO PARA MECANISMOS DE BUSCA. É a otimização de sites que é feita através de um conjuto de estratégias para potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos, sem precisar pagar anúncio) de sites de busca, como o Google.  

Visual 

Para não ter um visual sem graça e amador, você tem 3 opções:  

  1.  Contratar um bom designer ou uma agência; 
  1.  Ser um bom designer, o que também não é o caso de muita gente aqui, além de demandar muito mais tempo para o lançamento;  
  1. Comprar um tema no Themeforest ou em algum outro market place de temas. Recomendamos o Themeforest por confiarmos muito mais nele, há ótimos profissionais muito bem capacitados que criam temas excelentes por lá, com design responsivo. Tente procurar por temas que já são preparados para otimizar o SEO do seu blog, que é o caso da maioria. Há plugins como o Youst SEO que permite essa otimização, de qualquer forma. 

Há alguns temas gratuitos, mas são bem simples e restritos.  

Domínio 

Domínio é URL do seu blog. Por exemplo, um blog sem domínio seria www.suaempresa.wordpress.com.br e com domínio seria www.suaempresa.com.br . Percebe a diferença? Além de dar um ar mais profissional, é mais fácil do cliente memorizar quando quiser entrar. Use as regras de SEO ao escolher o domínio, isso ajuda no ranqueamento do Google.  

Ele pode ser comprado no registro br, ou em sites de hospedagem como hostgator, bluehost ou godaddy. É pago uma vez por ano, basta ver a disponibilidade. 

Hospedagem 

Hospedagem de site é o serviço de armazenamento de um site e disponibilização dele na internet. O serviço de hospedagem possibilita que o site seja visualizado em todo o mundo.
Após a escolha do domínio, você vai precisar hospedar o seu blog de sucesso em algum serviço de hospedagem, como Hostgator, que é mais simples e didática do que o GoDaddy. Pode ser mensalmente ou um pacote anual, que sai mais em conta. Lembre-se de comprar um pacote com backup, pois se você não pagar a hospedagem, após 30 dias perde tudo que estava no seu site. Já pensou que trabalho?!  

Começando a escrever 

Você precisa começar a utilizar o blog, não adianta nada só ter tudo pronto e deixa-lo parado, por isso é muito importante que você mantenha uma periodicidade de publicações. Para isso, você pode criar um calendário editorial, planejamento mensal, o que achar mais fácil. Assim é possível vai se organizar melhor, atualizar sempre o blog e criar uma rotina para o usuário. Com o tempo ele vai se adaptar à sua periodicidade e pensar “Hoje tem conteúdo novo, vou lá conferir!”. O importante é não deixar ele esquecer do seu blog.  

Conteúdo 

Você precisa produzir! Faça um levantamento de todas as pautas que são relevantes para o seu negócio, de todas as dúvidas mais frequentes dos seus clientes e de todas as possibilidades de ajuda que você pode oferecer.
Faça um checklist para as suas publicações, ela te guiará na produção e te ajudará a entender exatamente o que você precisa fazer. Também será uma forma de analisar se está na hora de pedir ajuda na criação dos conteúdos. Lembre-se de sempre aplicar as técnicas de SEO, usar imagens de qualidade e tomar cuidado com erros de português.  

Com essas dicas, deu para perceber que criar um blog não é tão difícil quanto parece, né? O trabalhoso é mantê-lo atualizado e com conteúdos relevantes! Está esperando o quê para criar logo o seu?

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