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[Checklist] Limpeza criativa para começar o ano #2

Antes de tudo, confira a parte 1 do checklist

Dia 9: analise seus projetos pendentes e os que você ainda quer fazer

Agora é a hora de analisar se vale a pena dizer não para aquele projeto que você quer fazer, coloque todos os prós e contras de seus novos projetos e se você realmente consegue realizá-los. Você pode colocá-los como meta (novamente a dica da metodologia SMART para você alcançar seus objetivos). Se você tem projetos pendentes, utilize a SMART também para colocá-los como meta e realizá-los pouco a pouco. 

Dia 10: Organize suas pastas dos novos projetos

Definiu quais projetos você vai aceitar, quais continuar? Organize-os, crie pastas (físicas ou virtuais) para cada projeto. Insira a sua metodologia de trabalho que definiu no dia 8, assim também com o contrato, contatos e tudo o que você precisa para dar continuidade no processo dos seus projetos.

Dia 11: Negue projetos que te tomam muita energia

 

Sabe aqueles projetos que você quer um pouco fazer (as vezes muito), mas você já está se comprometendo muito com seus outros projetos, o que faz com que não te sobre nem tempo e nem energia para realizar o mínimo de cada um? Então, negue-o, de forma educada, caso dependa de alguma parceria para realizá-lo, recomende para alguém de confiança. Caso o projeto seja apenas seu, passe para alguém de confiança também, que você sabe que dará conta do recado, ou então, se puder ser adiado, programe-se para fazê-lo em outra fase da sua vida.
Por exemplo, tenho um projeto show de bola com um amigo meu, o Lista Beta, porém, tenho prioridades em minha vida e não posso dar continuidade agora neste projeto, minha solução foi me programar e utilizar a metodologia SMART para eu conseguir voltar a fazer este projeto assim que possível.

Dia 12: Limpe seu blog, elimine coisas que realmente não se encaixam a sua marca mais.

Para você entender melhor, imagina que seu nicho agora é Decoração, mas antes, além de decoração, você dava dicas de e-mail marketing, culinária e cuidados animais. Se o seu foco é decoração, exclua os posts que não fazem sentido para os seus leitores, isso não te trará nenhuma conversão.

Dia 13: Faça uma auditoria de serviços e produtos atuais.

Pare de fazer todos os serviços que você odeia realizar – a menos que para você faça algum sentido, principalmente financeiro – Te estressa, é cansativo fazer esse tipo de serviço? Não ofereça mais, você não o fará da melhor maneira, deixe para a concorrência fazer, dedique-se para o que você faz de melhor, você não estará perdendo nada, muito pelo contrário, te sobrará energia para fazer o que faz de melhor.

É muito importante para você oferecer este serviço, mesmo que o feito seja melhor do que perfeito? Terceirize-o, não faça NADA que não seja do core business da sua empresa/blog/projeto, não concentre sua energia nisso, foque em sua proposta de valor.

Dia 14: Analise a sua imagem em tudo o que você precisa atualizar e/ou substituir.

Coloque um plano em movimento para reconstruir a sua marca, se necessário. Se possível, contrate uma agência ou um profissional de qualidade para fazer isso, se for o momento. Você se sentira muito mais confortável de compartilhá-la em todos os lugares, estufando, tendo orgulho do seu site novo, blog, logo, etc.

Dia 15: Contabilize tudo o que precisa, trabalhos, gastos, recebimentos.

Grave todas as receitas e despesas para o mês.  Salve seus recibos em arquivos, pastas e e-mails, no telefone, utilize aplicativos para te ajudar, recomendo o Guia Bolso, estou testando e gostei muito. Utilize os serviços gratuitos mesmo, corte todos os seus custos e utilize os lucros para reinvestimentos. O Zero Paper também é outra alternativa, assim como o Guia Bolso

Dia 16: Limpar, analisar e completar a sua missão, visão e valores.

Quem é você? Qual a sua proposta de valor? O que você faz que seus concorrentes não fazem? Faça um bom pitch e atualize-o em seu site.

Dia 17: Apague TODOS aqueles aplicativos que você não utiliza

Sabe aqueles apps que ocupam espaço no seu celular, mas você nunca quis tirá-los por pura preguiça? Então, chegou a grande hora.

Uma dica de segurança é, se você utiliza apps que pediram para você compartilhar algo, como por exemplo, utilizar o login do Facebook para utilizar o aplicativo, ligue para os desenvolvedores e peça para que eles apaguem todos os seus dados da base deles.

Dia 18: Doe suas roupas, acessórios, livros que não utiliza mais

Sim, seus livros queridos, eu sei, é difícil, mas você pode fazer um bem maior com eles, olha só, se você já leu, outra pessoa pode se beneficiar do seu querido livro também, aproveite o momento para promover a sua marca, promova um sorteio.

Dia 19: Doe, recicle seus tablets, celulares, computadores que não utiliza mais

Sim também, desapegue do seu celular antigão, aquele iPhone 3GS que eu sei que você tem guardado aí.

Para você pode não ter nenhuma importância, mas para alguém pode servir muito bem 🙂

20º dia: Faça uma lista de objetivos de negócio que você deseja alcançar no próximo ano.

Dia 21: Faça uma auditoria das pessoas que você segue no Twitter, Instagram, Pinterest, etc..

Limpe as suas contas, dê unfollow em quem não faz mais sentido você seguir, aquelas pessoas chatas que fazem spam, aquelas outras que não estão ativas há mais de 90 dias desative suas contas, se for preciso.

Dia 22: Saia das listas de e-mail que você não lê

Se você não lê mais aqueles e-mails que te enviam, mesmo que sejam de conteúdos bacanas, se unsubscribe da lista, isso só vai te ocupar a caixa de entrada.

Uma dica é utilizar o Unroll.Me, ele faz isso automaticamente para você, vale a pena testá-lo.

Thats all, folks.

Sexta feira tem mais 🙂

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