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[Checklist] Limpeza criativa para começar o ano

Quantas promessas você fez para começar o ano ? Ou melhor, quantas promessas você fez para começar na segunda feira, e hoje, sexta-feira você viu que já falhou em algumas delas? Já se deparou com aquele momento na sua vida em que seu blog está parado, não há meios de ter ideia do que publicar, ou até mesmo na sua vida, você não sabe mais do que quer tirar fotos para publicar no Instagram, ou não tem mais ideias de como arrumar o seu quarto da maneira que você gosta. Vou listar aqui um checklist com 30 coisas que você deve fazer para limpar a sua vida e começar um 2016 mais criativo, livre da desorganização. Eu vi no blog da Regina e achei muito sensacional, resolvi aplicar também. Adivinha só, os 30 “desafios” precisam ser feitos em 30 dias, é importante que você finalize ao menos 1 tarefa por dia, e me mande um tweet quando a tarefa for feita. Beleza? Bora para o checklist.

1 – Limpe seu desktop

Sim, eu to sabendo que seu desktop está uma bagunça, o meu também estava, porém eu resolvi dar uma arrumada nele. Ok, você não precisa ser tão neurótico como eu, que utilizo o BG preto para não ter que tomar mais decisões na minha vida (sim, é verdade), é tipo aquela mania dos CEOs que vestem a mesma roupa todos os dias, então, eu tinha manias com BGs, agora eu decidi deixá-lo preto mesmo, e é preto porquê o branco fica claro demais, me incomoda. Crie pastas para se organizar, mas não deixe suas pastas no desktop, (eu sei, eu fiz isso, cometi esse pecado, mas estou me curando também, poxa, da um desconto) deixe sua pasta na aba de documentos do seu sistema operacional, de preferência deixe em uma pasta vinculada com algum serviço de cloud, tipo Dropbox, One Drive, Google Drive, Copy, o que você preferir, é sempre bom ter o backup das suas coisas. desktop-roberto-de-lima

2 – Exclua arquivos desnecessários

É difícil né? I know that feel, bro! Mas, siga a lei da Opra, sim, meu, ela mesmo. Se você não utilizou em mais de 3 meses aquilo que você encontrou, de um fim! ISSO VALE PARA A VIDA, serve para basicamente tudo. Não quer excluir, prepare aquele hdzão externo de 1TB e seja feliz, passa tudo pra lá, mas por favor, não vá colecionar uma pilha de HDs externos na sua gaveta/armário ou whatever. “Mas Roberto, eu posso subir para a nuvem”, não, deixa a nuvem para arquivos IMPORTANTES, o HD externo tem chances de dar problemas, e aí é que está a sua salvação. VAI POR MIM!

3 – Crie metas

  Comé que tá sua vida? Ta ruim? Bora melhorar? Ta boa? Bora melhorar mais um tico? Para isso já tenho um post bem bacana para te ensinar a criar metas usando uma técnica INFALÍVEL. No final do post tem o link, só te deixo ler se você realizar ao menos 1 tarefa daqui. To brincando, mas leia depois que terminar este daqui, e não deixe de fazer as tarefas.

4 – Bora cuidar do e-mail?

Sim, aquele lá que da até um negócio quando você desbloqueia seu smartphone e vê “14.323 e-mails não lidos”. Sei bem como é! Porém, vamos mudar essa situação ai né? Hora de colocar a técnica Inbox Zero na prática. Se eu ainda não fiz um post explicando essa técnica, me cobrem (você, do futuro, que está lendo esse post e caso eu ainda não tenha feito um post sobre a técnica Inbox Zero, me manda um Tweet @itssrobert).

5 -(Para quem tem blog) Vamos fazer uma faxina no servidor?

Sim, é de suma importância que você mantenha seu servidor sempre “limpo”, ele precisa se manter leve, livre, solto. Seus arquivos possuem mais do que 1mb? Faça um download deles, de alguma forma, faça-os caírem ao menos 20% desse tamanho aí. Se for imagens, utilize o Smush It, reduza para 72px, e salve em formato web, com não mais do que 1080×720. Seu blog é compartilhado com outros usuários que colaboram? Aproveite para excluir aqueles que não fazem mais parte da sua equipe e que te abandonaram na estrada.

6 – Workspace

Como está sua mesa de trabalho hoje? Bora dar uma organizada? Está organizada? Então bora dar uma repaginada? Pinta aqui, muda ali, coloca um action figura acolá, troca essa caneca ai de 2012 e coloca uma mais bonita. Sabe a dica da Opra? Então, vamos, o que está esperando pra jogar aquele papel que eu to vendo daqui?

7 – Atualize a sua página sobre

Sim, é importante manter suas informações atualizadas. Só isso mesmo.

8 – Organize seus serviços e processos

Minha nossa senhora da bicicletinha, como eu gosto de coisas programadas, para quem me conhece pessoalmente, pensa que sou desorganizado, mas, mal sabe essa pessoa que eu uso aplicativo até pra me ajudar a tomar água no horário certo. Sim, eu sou bem pragmático em muitas coisas da minha vida, e (in)felizmente sou assim. Manja os post-its, então, compre-os de todas as cores que você encontrar. Curte uns apps, é uma pessoa modernoza? Baixe apps então, ajude o meio ambiente, importante é se manter organizado. Dica: Trello, Asana e Todoist eu costumo utilizar

Portanto, bora aplicar o checklist e dar o pontapé inicial e chutar bundas nesse 2016 que ao menos para mim está começando maravilhosamente bem. Faça um Tweet me marcando a cada vez que você completar uma tarefa do checklist, quero saber se você anda aplicando as dicas 😉 É só me marcar com o usuário @itssrobert Técnica infalível para você traçar suas metas e conquistar seus objetivos, saiba mais sobre a metodologia SMART.

Dia 9: analise seus projetos pendentes e os que você ainda quer fazer

Agora é a hora de analisar se vale a pena dizer não para aquele projeto que você quer fazer, coloque todos os prós e contras de seus novos projetos e se você realmente consegue realizá-los. Você pode colocá-los como meta (novamente a dica da metodologia SMART para você alcançar seus objetivos). Se você tem projetos pendentes, utilize a SMART também para colocá-los como meta e realizá-los pouco a pouco. 

Dia 10: Organize suas pastas dos novos projetos

Definiu quais projetos você vai aceitar, quais continuar? Organize-os, crie pastas (físicas ou virtuais) para cada projeto. Insira a sua metodologia de trabalho que definiu no dia 8, assim também com o contrato, contatos e tudo o que você precisa para dar continuidade no processo dos seus projetos.

Dia 11: Negue projetos que te tomam muita energia

 

 

Sabe aqueles projetos que você quer um pouco fazer (as vezes muito), mas você já está se comprometendo muito com seus outros projetos, o que faz com que não te sobre nem tempo e nem energia para realizar o mínimo de cada um? Então, negue-o, de forma educada, caso dependa de alguma parceria para realizá-lo, recomende para alguém de confiança. Caso o projeto seja apenas seu, passe para alguém de confiança também, que você sabe que dará conta do recado, ou então, se puder ser adiado, programe-se para fazê-lo em outra fase da sua vida. Por exemplo, tenho um projeto show de bola com um amigo meu, o Lista Beta, porém, tenho prioridades em minha vida e não posso dar continuidade agora neste projeto, minha solução foi me programar e utilizar a metodologia SMART para eu conseguir voltar a fazer este projeto assim que possível.

Dia 12: Limpe seu blog, elimine coisas que realmente não se encaixam a sua marca mais.

Para você entender melhor, imagina que seu nicho agora é Decoração, mas antes, além de decoração, você dava dicas de e-mail marketing, culinária e cuidados animais. Se o seu foco é decoração, exclua os posts que não fazem sentido para os seus leitores, isso não te trará nenhuma conversão.

Dia 13: Faça uma auditoria de serviços e produtos atuais.

Pare de fazer todos os serviços que você odeia realizar – a menos que para você faça algum sentido, principalmente financeiro – Te estressa, é cansativo fazer esse tipo de serviço? Não ofereça mais, você não o fará da melhor maneira, deixe para a concorrência fazer, dedique-se para o que você faz de melhor, você não estará perdendo nada, muito pelo contrário, te sobrará energia para fazer o que faz de melhor. É muito importante para você oferecer este serviço, mesmo que o feito seja melhor do que perfeito? Terceirize-o, não faça NADA que não seja do core business da sua empresa/blog/projeto, não concentre sua energia nisso, foque em sua proposta de valor. Dia 14: Analise a sua imagem em tudo o que você precisa atualizar e/ou substituir. Coloque um plano em movimento para reconstruir a sua marca, se necessário. Se possível, contrate uma agência ou um profissional de qualidade para fazer isso, se for o momento. Você se sentira muito mais confortável de compartilhá-la em todos os lugares, estufando, tendo orgulho do seu site novo, blog, logo, etc.

Dia 15: Contabilize tudo o que precisa, trabalhos, gastos, recebimentos.

Grave todas as receitas e despesas para o mês.  Salve seus recibos em arquivos, pastas e e-mails, no telefone, utilize aplicativos para te ajudar, recomendo o Guia Bolso, estou testando e gostei muito. Utilize os serviços gratuitos mesmo, corte todos os seus custos e utilize os lucros para reinvestimentos. O Zero Paper também é outra alternativa, assim como o Guia Bolso

Dia 16: Limpar, analisar e completar a sua missão, visão e valores.

Quem é você? Qual a sua proposta de valor? O que você faz que seus concorrentes não fazem? Faça um bom pitch e atualize-o em seu site.

Dia 17: Apague TODOS aqueles aplicativos que você não utiliza

Sabe aqueles apps que ocupam espaço no seu celular, mas você nunca quis tirá-los por pura preguiça? Então, chegou a grande hora. Uma dica de segurança é, se você utiliza apps que pediram para você compartilhar algo, como por exemplo, utilizar o login do Facebook para utilizar o aplicativo, ligue para os desenvolvedores e peça para que eles apaguem todos os seus dados da base deles.

Dia 18: Doe suas roupas, acessórios, livros que não utiliza mais

Sim, seus livros queridos, eu sei, é difícil, mas você pode fazer um bem maior com eles, olha só, se você já leu, outra pessoa pode se beneficiar do seu querido livro também, aproveite o momento para promover a sua marca, promova um sorteio.

Dia 19: Doe, recicle seus tablets, celulares, computadores que não utiliza mais

Sim também, desapegue do seu celular antigão, aquele iPhone 3GS que eu sei que você tem guardado aí. Para você pode não ter nenhuma importância, mas para alguém pode servir muito bem 🙂

20º dia: Faça uma lista de objetivos de negócio que você deseja alcançar no próximo ano.

Dia 21: Faça uma auditoria das pessoas que você segue no Twitter, Instagram, Pinterest, etc..

Limpe as suas contas, dê unfollow em quem não faz mais sentido você seguir, aquelas pessoas chatas que fazem spam, aquelas outras que não estão ativas há mais de 90 dias desative suas contas, se for preciso.

Dia 22: Saia das listas de e-mail que você não lê

Se você não lê mais aqueles e-mails que te enviam, mesmo que sejam de conteúdos bacanas, se unsubscribe da lista, isso só vai te ocupar a caixa de entrada. Uma dica é utilizar o Unroll.Me, ele faz isso automaticamente para você, vale a pena testá-lo. Thats all, folks. Sexta feira tem mais 🙂

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