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Persona: como criar uma para seu negócio?

criar persona simples

A criação de persona nada mais é do que um jeito de conhecer o seu público e se manter aliado a ele. Se você ainda não sabe qual é a diferença de PERSONA e PÚBLICO ALVO, veja este conteúdo antes de continuar. 

Persona é a representação do seu cliente ideal, aquele que você quer atingir e falar diretamente. É personificação (ato de um indivíduo representar algo abstrato) de um personagem fictício, baseado em dados reais da sua pesquisa de público.

O bom conteúdo é feito para as pessoas certas no momento em que elas mais precisam. Só assim ele vai ter valor. Não adianta produzir por produzir, pra encher a linha do tempo e não perder a hora da postagem.
O processo funciona com a criação de um personagem fictício que representará o público que você vai gerar conteúdo. A coisa é bem detalhada MESMO. Você precisa criar uma ficha com todos os dados da sua persona. E sim, você pode e deve ter mais de uma persona. O ideal é a criação de uma persona para cada segmento/produto/serviço/setor que deseja se comunicar. Vou dar dois exemplo: 

  • 1 ) Você trabalha na área de marketing (voltado para comunicação interna, isto é, com os colaboradores) de uma grande empresa e precisa criar uma campanha para engajar os colaboradores de todos os setores com o novo regulamento da empresa.
    Na grande empresa que você trabalha, existem vários setores. Desde o chão de fábrica (industrial) até o administrativo, o comercial e a diretoria.
    Pois bem, sugiro que você crie uma persona para cada um dos setores. Até porque cada setor falar de um jeito, entende melhor de um jeito e precisa dessa adaptação na comunicação.
  • 2) Você tem uma loja de peças de carros importadas e atende os mecânicos e os amantes de carros e colecionadores. T-R-Ê-S personas. Para cada uma delas, um tipo de conteúdo vai funcionar melhor e, com certeza, elas têm dores diferentes.

Agora, vamos lá! Como criar uma persona?

Para criar uma persona, precisamos descobrir os seguintes tópicos:

  • Quem é o seu potencial cliente/alvo? (Características físicas e psicológicas)
  • Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (pessoalmente e profissionalmente)?
  • Qual seu nível de instrução?
  • Quais são seus desafios e obstáculos?
  • Que tipo de informação ele consome e quem quais veículos?
  • Quais são seus objetivos de vida e as suas maiores dificuldades para atingi-lo?
  • Como podemos ajudá-lo?

Ou seja, antes de prosseguir, levante essas informações! Você pode elaborar um formulário no Google Forms, por exemplo, e pedir para que os seus clientes ou colaboradores atuais respondam ; Pode tentar extrair através de pesquisas de clima e juntar com as suas experiências ao se comunicar até o momento.

Defina um nome para a persona: 
– Exemplo: João Augusto Fonseca

Defina o sexo da sua persona: 
– Exemplo: Masculino

Defina o cargo/ocupação da sua persona. O que ela faz? 
– Sócio de uma loja de peças importadas para carros

Onde a sua persona trabalha? 
– Exemplo: Diretor financeiro e comercial de uma loja de peças importadas para carros

Nível de escolaridade da sua persona:
– Exemplo: Ensino Superior

Quais são as redes sociais que a sua persona mais usa? 
– Exemplo: Facebook e WhatsApp

O que a sua persona costuma consumir na TV, nos jornais, revistas ou Internet? 
– Exemplo: Lê a revista Autoesporte, assiste Jornal Nacional e Netflix, acessa o Uol Notícias e lê o Correio Popular todos os dias

Quais são os principais objetivos desta persona? 
– Exemplo: Aumentar o faturamento da sua empresa, dar bem estar aos seus 3 filhos e viajar todos os anos com a família para o interior.

Quais são os principais problemas desta persona?
– Exemplo: Não tem tempo para a família, não sabe como gerenciar o seu tempo e nunca consegue dar conta de todas as suas atividades, se alimenta mal e não consegue frequentar a acadêmia, precisa investir em marketing mas não tem tempo para se dedicar e não sabe como fazer, não sabe falar inglês e morre de vontade de aprender (porém, falta tempo)…

Como eu posso ajudar a persona? 
– Exemplo: liste tudo que você pode oferecer para que a rotina e as dores da sua persona sejam resolvidas

Se quiser, para tornar ainda mais visível e palpável o processo, você pode definir uma foto para a sua persona.
-Exemplo:
exemplo-persona-

Pronto! Respondendo todas essas perguntas com bastante detalhes, a sua persona estará criada e pronta para ser explorada.

No caso do exemplo que eu dei, fizemos o João Augusto, sócio de uma loja de peças importadas para carros que atende mecânicos e clientes finais (como colecionadores). João é casado e tem 3 filhos, tem dificuldade em gerenciar seu tempo, gosta de viajar com a família e gostaria muito de aprender inglês (entre outras coisas…)

Depois de criar a ”história” da sua persona, você pode pensar: que tipo de linguagem, temas e maneiras seriam melhores para atingir João? Que tipo de ações eu posso fazer para captar a atenção do joão e resolver suas dores?

É assim que a gente fideliza!

Boa sorte com as suas personas e até a próxima 🙂

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