Crise nas redes sociais: como gerenciar?

crise redes sociais

Como gerenciar uma crise nas redes sociais? Com a disseminação rápida de informação na internet, ficou ainda mais difícil administrar o que falam da sua empresa na rede, né? Por isso é importante seguir alguns passos para gerenciar a crise de forma rápida e eficiente:

  1. Monitore a rede: tenha um sistema e uma equipe preparada para monitorar a rede. Eles devem ficar atentos a tudo que falam sobre a empresa nas redes sociais, portais de notícia e etc. Em alguns casos, agências são contratadas para um trabalho de monitoramento mais eficiente;
  2. Haja rapidamente: na internet, tudo acontece muito rápido, por isso o posicionamento da empresa diante do fato deve ser igualmente ágil. É melhor uma boa resposta rápida do que uma excelente resposta lenta. A empresa precisa reconhecer o problema e dizer que está averiguando a situação e tomando as providências necessárias, ao invés de se calar até ter uma noção maior da situação;
  3. Peça desculpas se o erro foi da empresa: é importante a empresa agir de forma transparente e humana, reconhecendo o erro e agindo a respeito, caso realmente tenha culpa. As pessoas tendem a agir positivamente em relação a isso;
  4. Combata a crise na mesma mídia em que ela apareceu: se a crise surgiu no Facebook, responda lá. Não vá responder no Jornal Nacional, por exemplo, onde vai atingir um público que nem sabia no ocorrido e acabar dando proporções maiores do que deveria;
  5. Monte um time de respostas: prepare pessoas para que tenham autoridade e domínio no assunto para responder à crise. Isso vai agilizar o serviço e garantir respostas mais certeiras.
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