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Leads: Como gerar pelo Facebook

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Você sabia que o Facebook pode ser uma máquina de geração de leads se você atrelá-lo a uma boa estratégia de produção de conteúdo?  

Você precisa produzir conteúdo de qualidade em algum espaço, o melhor é começar com um blog* (aqui eu te ensino a criar um, mas o Facebook pode ser um grande aliado. Atualmente, 117 milhões de brasileiros possuem conta na rede social, que soma 2 bilhões de usuários ao redor do mundo! Sem dúvida, no Facebook há uma grande concentração de clientes em potencial, por isso, com a estratégia correta, é possível transforma-los em leads!  
Mas antes, vamos entender melhor o que é um lead?

Os LEADS são os contatos qualificados de uma pessoa ou empresa. Ele demostrou em algum meio que está interessado no seu produto ou serviço. 

Lead gerado significa que um usuário que forneceu as informações para contato em troca de algo oferecido pela empresa, como um ebook, por exemplo. Depois que o cliente em potencial fornece essas informações pela primeira vez, ele é convertido em lead e entra no funil de vendas, se tornando uma oportunidade de negócio, já que demonstrou interesse por algo eu sua empresa ofereceu a ele.


Durante todo o funil, você vai nutrir esse lead com informações através da automação de e-mail marketing, para que ele se relacione cada vez mais com sua empresa e possa vir a comprar ao final da jornada de compra.    

Há várias formas de gerar leads, a mais comum é a landing page (saiba mais aqui!). LANDING PAGE é a página de entrada ou de captura por onde o visitante chega até um site. É através dela que conseguimos captar as informações que buscamos dos nossos potenciais clientes.

FACEBOOK LEAD O QUE É MARKETING

Como nas redes sociais é possível estreitar as ações para públicos mais específicos, as chances de atingir pessoas que têm afinidade com sua empresa e podem comprar são muito maiores! Quando você anuncia em redes sociais e faz ações corretas para esse público específico, a quantidade de leads de qualidade que podem ser gerados é absurdamente alta! 

Quer saber como? 

Leads a baixo custo 

Produza conteúdo de qualidade, de preferência gratuitos, como: 

  • Ebooks; 
  • Whitepapers; 
  • Webinars (Dica: Produza webinars tirando as principais dúvidas dos seus clientes já ativos); 
  •  Blog posts; 
  • Vídeos; 
  • Checklists; 
  • Listas; 

FACEBOOK LEAD O QUE É MARKETING

Lembre-se de otimizar corretamente a sua campanha! Por exemplo, se você não possui um blog responsivo**, não deixe o anúncio rodando em dispositivos móveis, desative essa opção. Segmente muito bem as suas campanhas, isso vai te ajudar a investir e atrair apenas tráfego que vai gerar possíveis conversões.  

Crie uma oferta bastante atraente, que faça com que o usuário sinta que vai sair perdendo se não aproveitar aquela oportunidade, como por exemplo: “por tempo limitado”, “só hoje”, “aprenda agora e deixe de perder tempo”, “GRATUITO” enfim, há várias maneiras de criar ofertas atraentes! Basta usar a imaginação e se colocar no lugar do cliente. O que é atraente pra você? O que é invasivo e comercial demais? Pense sempre na experiência do usuário, já que você também é um. 

**Blog responsivo é aquele que possui um layout que se adapta automaticamente para desktop e mobile. O Google leva em consideração o mobile no momento do ranqueamento, sem contar a maioria dos usuários acessam a internet pelo celular!  

Long Tail 

Long Tail ou ‘cauda longa’ é um termo usado para designar nichos de mercado. O nome faz referência a imagem do formato do gráfico gerado: os produtos mais populares chegam ao topo mas, não ocupam um espaço amplo no mercado enquanto os nichos são pequenos. 

FACEBOOK LEAD O QUE É MARKETING

Trabalhe muito bem na nutrição dos seus leads, crie processos automatizados para que eles sejam bem cuidados e instruídos. Você precisa criar um bom funil de vendas pensando nesses usuários que estão chegando agora. O anúncio menos segmentado, te trará muito tráfego e será seu topo do funil. Com uma boa automação, é possível fazer com que os novos leads cadastrados recebam automaticamente os conteúdos das próximas etapas do funil, estreitando e segmentando cada vez mais, através do e-mail marketing.
Para te ajudar a entender tudo sobre automação, temos um ebook sensacional aqui. Ele vai te ajudar muito!

Trabalhar com long tail é ótimo para gerar audiência, o custo normalmente é baixo (apenas compensa se for realmente baixo). Você terá um bom volume de pessoas lendo o seu conteúdo, se for de boa qualidade você terá uma audiência bem alta com um público bem engajado. 

Você precisa entender que, se você consegue gerar 1 cliente pagante a cada 10 pessoas que acessam o seu anúncio direto, no Facebook você pode gerar muito mais tráfego a um baixo custo.

FACEBOOK LEAD O QUE É MARKETING

Por exemplo, esse mesmo 1 lead pode vir a cada 100 acessos em seu conteúdo. Se você paga o mesmo preço por aquisição ainda compensa, pois você terá muito mais tráfego ao mesmo valor, no caso desta conta você gera 10x mais acessos pelo mesmo valor de aquisição. Assim você gera audiência, educa o mercado e as pessoas vão começar a enxergar muito mais a sua empresa. 

Pixel de conversão 

Ao criar um pixel de conversão e adicioná-lo às páginas do seu site (que possui conversões – como uma página de finalização de compra), você consegue ver quem CONVERTEU pelos anúncios do Facebook. E o pixel vai continuar monitorando as ações das pessoas.
Pense que você não está simplesmente fazendo campanhas para ganhar likes, a intenção é converter! Crie um pixel de conversão e indexe-o em sua página de agradecimento, como por exemplo: “obrigado por se cadastrar”. Assim você consegue medir exatamente as suas conversões. 

Testes A/B 

Faça testes A/B, mensure exatamente o que está convertendo. Muitas vezes uma pequena mudança na cor do Call to Action (chamados para ação) já faz com que você converta mais. Só é possível saber isso testando e percebendo o que funciona melhor para atrair seu público. 

As vantagens de utilizar essas estratégias são:  

  • Gerar muito mais tráfego para o seu site;  
  • Leads qualificados;  
  • Educação do mercado;  
  • Anúncios para um público parecido com o que já consome o seu conteúdo;  
  • Maior conversão de vendas. 

São muitas vantagens, está esperando o quê? 

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