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Marketing digital no Instagram: boas práticas de sucesso

Quando o assunto é marketing digital em redes sociais, o primeiro pensamento é: Facebook. Mas esta não é a única mídia que tem potencial para os negócios, principalmente os de grande porte! O Instagram vem conquistando cada vez mais espaço na internet, com mais de 800 milhões de usuários ao redor do mundo.

Mas é importante lembrar que a escolha da rede social depende muito do tipo de público que sua empresa tem para que funcione de forma coerente. Para saber se o Instagram faz sentido para seu negócio, aqui estão alguns dados da rede:

· Brasil é o segundo país com mais usuários (fonte: Social Media Trends 2018);

· Dos usuários do Instagram 53% são mulheres e 47% são homens;

· 67% estão entre 18 e 34 anos;

· São mais de 100 milhões de posts por dia;

· O número de curtidas diárias é 4,2 bilhões;

· 32% de toda a internet está no Instagram;

· Cerca de 49% das marcas usam Instagram;

· 80% dos usuários seguem uma marca;

· O engajamento do Instagram é 45% maior do que no Facebook e 40% maior do que no Twitter (fonte: Yopto);

· 77% das pessoas são convencidas por fotos de usuários ao invés de fotos profissionais (fonte: Yopto).

Agora analise se o perfil do seu público se encaixa com a proposta do Instagram. Se a resposta for sim, bom, é hora de investir! Mas como fazer um bom marketing digital no Instagram?

marketing digital business-instagram

Primeiro é fundamental que você saiba que existe o Instagram for business, que é uma versão da rede voltada para o perfil corporativo. Nela é possível obter métricas em tempo real sobre o desempenho de tudo que você posta ao longo do dia.

Você consegue, também, obter informações sobre seus seguidores e como eles interagem com seu perfil.

É fundamental que seu perfil seja bem feito e completo, contendo:

· Nome;

· Foto de perfil de alta qualidade, de preferência sua logo;

· Uma descrição curta e objetiva;

· Link para seu site.

Mas isso não é o suficiente, é preciso seguir algumas boas práticas para que o marketing digital no seu Instagram seja um sucesso:

1. Use as # a seu favor

As hashtags são palavras-chave com hiperlink, usadas para categorizar o conteúdo publicado para que ele seja encontrado mais facilmente. Além de usar as hashtags com palavras relacionadas ao seu negócio, é interessante criar uma personalizada da sua empresa. Dessa forma, você acaba criando uma comunidade dos seus consumidores que usam aquela hashtag e desperta a curiosidade de outros usuários que entram nela para ver do que se trata.

Dica: crie palavras pequenas, fáceis de digitar, de preferência com o nome da marca.

O perfil da Rock Content usa as hashtags pensando no público e nas palavras-chave de forma sutil e estratégica, sempre nos comentários, olha só:

marketing digital instagram - Rock Content @rockcontent • Fotos e vídeos do Instagram

2. Defina seus objetivos

Assim como qualquer ação dentro da sua empresa, é preciso ter os objetivos bem definidos para saber que ações tomar. Por isso, o que você pretende com seu perfil no Instagram?

Sua marca vai vender pelo instagram ou o foco não é a venda direta e sim o relacionamento e aumento de visibilidade e autoridade?

Dessa forma, você postará conteúdos que convergem com a cultura da sua empresa que, ao mesmo tempo, conversam com sua persona.

3. Defina seu estilo

Faça postagens que conversem com a cultura da empresa e, principalmente, com a identidade visual da marca. Respeite as cores, faça as imagens conversarem entre e si e, principalmente, cuidado para que o feed não fique muito poluído.

Um exemplo bem legal de perfil é o da Heinz Brasil, que usa o shape da logo em todas as postagens, de diversas maneiras:

marketing digital instagram heinz brasil

4. Intercale fotos divertidas com as fotos do seu negócio

O Instagram é uma rede social essencial para momentos divertidos e leves, ajuda a humanizar sua empresa e criar uma proximidade e interação maiores com o público. Mas lembre-se: não exagere, mantenha sempre o profissionalismo.

O perfil campeão nesse quesito é o da Netflix Brasil, que tem uma equipe de mídia fantástica por trás de todas as produções de conteúdo digital, olha só:

marketing digital instagram Netflix Brasil @netflixbrasil • Fotos e vídeos do Instagram

5. Defina sua imagem

Caso sua empresa não tenha produtos, apenas serviços, não se desespere ao achar que não pode criar um perfil no Instagram. Pelo contrário, crie conteúdos informativos e fotos do dia a dia da empresa, de palestras e reuniões, vídeos com teaser de conteúdos e etc.

Aqui na Kryp a gente fez uma série de Stories sobre as obras de fim de ano e tiramos algumas fotos, em meio aos conteúdos publicados, olha só:

marketing digital instagram kryptonita comunicação campinas

6. Faça um planejamento de postagens

Você precisa ter em mente que, assim como as outras redes, o Instagram não é apenas uma social media. É um canal de divulgação que precisa ser atualizado constantemente, para manter o interesse e a interação dos seguidores. Para se organizar, tenha um calendário de postagens, com pautas pré-definidas, mas tenha um espaço para posts espontâneos e temporais sobre alguma novidade, por exemplo.

Com o tempo você vai percebendo qual horário seus seguidores acessam mais, qual tipo de postagem funciona melhor para ele, se prefere vídeo ou foto e etc. Por isso é importante ir testando até chegar à perfeição.

7. Use o Instagram Stories como estratégia de marketing

O Stories são postagens que ficam disponíveis no topo da página, por 24 horas e depois somem. Podem ser enviadas por mensagem direta, também, no modo privado. É um sucesso entre os usuários, tanto que desbancou o Snapchat, rede que inspirou o Stories.

Através desse recurso, é possível acompanhar o dia a dia da empresa, o making off, criando uma aproximação e humanização da sua marca com o público. Dessa forma, os consumidores passam a ver sua empresa de uma maneira mais intimista, estreitando o laço entre vocês.

Um perfil muito bacana que cria Stories leves e informativos, que são interligados, é o da Folha de São Paulo, olha só:

Dica: a partir de 10 mil seguidores, é possível inserir links no Stories, o que é muito bom para a divulgação de vídeos e conteúdo fora da plataforma!

8. Anuncie

Os anúncios pagos são postagens que aparecem para usuários que não são seus seguidores, para aumentar o alcance do seu perfil. No Instagram Ads é possível que você segmente os usuários que podem se interessar pelo seu negócio, para que a

estratégia seja ainda mais certeira e você atinja quem realmente importa para sua empresa.

Eles podem ser feitos de diversos formatos e devem aprimorar a experiência do usuário. O bacana é que o Instagram permite interação do usuário com o anúncio, até mesmo um feedback sobre ele.

Percebe como o Instagram pode ser uma ferramenta maravilhosa? É uma rede social de registros “instantâneos” (insta). Por ter esse caráter pessoal, acaba aproximando a empresa dos consumidores, com um contato mais direto. Sem contar que imagens têm grande poder na decisão de compra, não é mesmo? Por isso, está esperando o que para criar sua conta no Instagram? E caso a sua marca já tenha uma, verifique se todos os pontos acima de marketing digital estão sendo colocados em prática, ok? 😉

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