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Marketing Digital – você está investindo corretamente?

Uma das maiores dúvidas da empresa ao cogitar trabalhar com marketing digital é: quanto e como devo investir? 

Para saber se sua empresa está investindo corretamente em marketing, é preciso que você saiba responder as seguintes perguntas:

1. Como sei se estou investindo corretamente? 

Essa é pergunta de ouro! É a primeira coisa que o cliente quer saber ao contratar uma empresa de comunicação e é a primeira coisa nós pensamos aqui na agência: como vamos mostrar os resultados?  

Isso pode ser guiado pelas seguintes perguntas: 

2. Quanto outras empresas estão gastando em marketing? 

De acordo com um estudo feito pela MarketingCharts.com, nota-se que houve um aumento no investimento nos canais digitais, chegando a 59,7% em e-mail marketing, 53,6% em social media e 51,9% em marketing móvel. 

3. Onde as empresas estão investindo offline e online? 

Segundo um estudo realizado pela  Forrester Research, até 2019 haverá um investimento de US$103 bilhões em marketing digital (o número será maior do que o investimento em mídias tradicionais como TV e rádio). 

4. Quais estratégias e táticas de marketing estão promovendo melhores resultados?  

No estudo mais recente realizado pela  eConsultancy, foram listadas as atividades que mais geram ROI (retorno sobre investimento). No topo dessa lista estão: e-mail marketing (68% dos entrevistados consideram bom para o ROI alto), SEO (67% consideram a otimização boa para o ROI positivo) e Marketing de Conteúdo (63% acreditam que é bom para o ROI alto). 

Depois de definir essas questões, temos que alinhar a expectativa e a realidade e definir indicadores de resultados para cada tipo de serviço e ação. Então, por exemplo: em cada planejamento mensal, definimos um objetivo bem claro. Pode ser número de leads, aumento de taxa de engajamento ou número de vendas (depende do caráter do projeto e estratégias proposta).  

Uma tabela no Excel com números diários, por exemplo, é uma ótima maneira de analisar o desenvolvimento do projeto dia após dia, mês após mês e ir definindo novos objetivos e metas.  

Isso tudo deve ser alinhado dentro do tempo que é definido entre você e sua agência. Além de todos esses indicadores, você vai sentir na prática., com as pessoas comentando, falando e provavelmente, te procurando mais! 


 5. O que seria investir corretamente? 

Para investir corretamente, o primeiro passo é entender sobre o seu negócio. Não é apenas saber o que você vende e o preço. Veja bem, é entender tudo! Sobre o mercado, sobre as tendências, sobre seu ticket médio, concorrentes e todo o resto. 

Só com isso muito bem formulado, é que você vai conseguir traçar uma estratégia para investir corretamente. Afinal, se não sabemos para onde estamos indo, qualquer lugar serve, né não? 

Segundo a Forrester Research: 

  • Até 2019, a otimização de sites continuará representando a maior cota, mas o investimento nas mídias sociais irá crescer mais rápido do que os outros canais digitais;  
  • A publicidade online será o segundo maior investimento no período;    
  • Os investimentos em mídias sociais continuarão crescendo em um panorama geral do investimento online, mas essa área irá representar 15% do total (era 6% em 2014);  

A  CMOSurvey fez um estudo em 2015 analisando o orçamento disponível para marketing de acordo com cada segmento e receita, e chegou ao seguinte resultado: 

Segmento: B2B vs B2C 

  • Empresas B2B de produtos – 7.4% de sua receita; 
  • Empresas B2B de serviços – 8.6% de sua receita; 
  • Empresas B2C de produtos – 9.1% de sua receita; 
  • Empresas B2C de serviços – 9.3% de sua receita. 

Receita e gasto em Marketing 

  • Receita menor de US$ 25 milhões gastam 11.1% com marketing; 
  • Receita entre US$ 26-99 milhões gastam 6.9% com marketing; 
  • Receita entre US$ 100 – 499 milhões gastam 4.5% com marketing; 
  • Receita acima de US$ 500 milhões gastam 7.7% com marketing. 

Assim é possível ter uma base e fazer um comparativo com seu setor e receita, para compreender se está gastando o esperado e devido em marketing.  

6. O que a empresa deve evitar ao investir em marketing digital?  

Um erro muito comum que você pode cometer ao contratar uma agência, é achar que ela vai fazer um milagre na sua empresa e que você não precisa mexer uma palha para obter resultados. 

Você tem um papel muito importante nesse processo. Para fazer acontecer é preciso muito desempenho, de ambas as partes! Por exemplo: imagine que você tem uma marca de roupa. De nada adianta a agência fazer um ótimo trabalho de marketing para você crescer no mercado, se a qualidade da sua roupa for ruim, o atendimento da sua loja for mal feito, se o preço não trouxer um bom custo benefício para o consumidor. Percebe que é um trabalho em conjunto? 

Nós da agência entramos com a expertise em marketing, para te levar clientes em potencial, mas finalizar a venda depende de você também! 😉  

Outro erro muito comum é as empresas enxergarem o investimento em marketing como um gasto. Muitas não valorizam e não percebem a importância dessa área, tanto que, em momentos de crise, é a primeira a sofrer cortes. O que nos leva ao último item. 

7. Porque num momento de crise não podemos parar de investir em marketing digital, como geralmente acontece?  

Você já deve ter ouvido o lema do Marketing: é na dificuldade que se encontra a oportunidade. Na crise, enquanto uns choram, outros começam a vender lenços e a ganhar muito dinheiro com isso! Basta escolher. 

Portanto, você precisa ver o marketing como um investimento, não apenas mais uma despesa. Para isso acontecer, você precisa: 

  • Planejar o investimento em cada ação vinculando um resultado claro a ser atingido pela sua empresa; 
  • Medir esses resultados, através de: Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Custo de Aquisição de Oportunidades ou Retorno Sobre Investimento (ROI); 
  • Ter um orçamento disponível para o marketing. 

 Depois de responder todas essas perguntas, analisar todos esses dados e expectativas para o futuro, ficou muito mais fácil para você entender como está investindo no marketing da sua empresa. E isso facilita muito a nossa vida aqui na agência, agora que os pensamentos estão alinhados 🙂
Boas vendas! 

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