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Marketing sazonal: como ele pode impulsionar seu negócio

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Marketing sazonal é, muitas vezes, a alternativa que empresas encontram para impulsionar seus negócios.

Isso porque datas comemorativas são ótimos ganchos para estimular e atrair o consumidor.

A questão é: como fazer dessa uma estratégia eficiente e não um desastre?

É exatamente isso que vamos te contar hoje!

Mas antes, vamos começar do começo!

O que é Marketing Sazonal?

Marketing sazonal é uma estratégia usada, principalmente no varejo, para aumentar as vendas através de datas comemorativas.

O termo sazonal está relacionado a tudo que é temporário, estacional, ou seja, que acontece em determinados períodos do ano.

Quando trazemos esse conceito para o Mercado Sazonal, é possível criar ações baseadas nesses períodos, como Dia das Crianças, por exemplo.

Mas vale lembrar que nem toda data é importante para seu negócio, por isso é preciso seguir alguns passos para não errar.

Conheça seu negócio

Qual é o seu negócio? O que você vende? Quais seus objetivos como empresa? Quais suas idealizações? De que maneira você quer tocar seus clientes?

Se você não consegue responder 100% dessas perguntas, você não entende sobre seu negócio. Isso significa que você pode parar tudo que está fazendo agora e recomeçar.

Se você não sabe o que está oferecendo, como irá convencer seus clientes a saber?

Foca na persona

Quem você quer atingir? Com quem você está conversando? Quais as necessidades e objetivos dessa persona? Isso vai guiar, não só a escolha das datas, mas as ações de marketing de um modo geral.

Você precisa saber com quem está falando para atrair a pessoa certa, na hora certa.

Entenda a diferença entre persona e público-alvo aqui.

Use a previsibilidade a seu favor

A sazonalidade já permite que você tenha um calendário previsível. Todo ano Natal é em dezembro, Dia das Crianças em outubro, e assim por diante. Ou seja, Agora, nesse momento, você sabe quantos meses tem até a data desejada.

Isso é fundamental para ajudar a organizar seu planejamento com antecedência, o que é primordial! As ações nunca começam no dia e sim um certo período antes, o mercado faz isso e os consumidores esperam isso.

Com o fim do ano novo, já esperamos campanhas de carnaval, depois de páscoa e por aí vai. A previsibilidade nos condiciona, o que pode ser bom se usada de maneira estratégica e inteligente.

Esteja preparado para o que está por vir

De nada adianta criar uma estratégia bem estruturada para atrair mais pessoas, se você não está preparado para o aumento da demanda!

Você tem estoque? Tem pessoas suficientes na sua equipe? Eles estão treinados para essas mudanças? Seu site aguenta o número maior de tráfego? Seu suporte online está bem direcionado?

Para que não seja um desastre, sua oferta tem que suprir a demanda, caso contrário será um tiro no pé.

Seja diferentão

Como você viu, a maneira de fazer marketing mudou. São N tipos de produtos, marcas, serviços, pessoas e informações bombardeando a mente da sua persona 24h por dia. Pela internet, pelo celular, pela TV, nas ruas, nas redes sociais…

O que você vai fazer para se destacar em meio a esse mar de informações?

Faça uma análise do mercado

Dois pontos precisam ser levados em consideração: o comportamento de compra do seu público e como anda o mercado.

Como há uma sazonalidade, é possível identificar histórico de vendas do mesmo período em anos diferentes, fazer comparativos e analisar o mercado como um todo.

Além disso, é fundamental entender como seu cliente compra, pensa, pesquisa. Qual a geração dele? Qual o comportamento de compra dessa geração? E do perfil dele? Para isso, a análise de neuromarketing é de grande ajuda.

Marketing Sazonal e Marketing Digital

O marketing digital e o crescimento da presença digital das empresas dispensam explicações, certo? Mesmo assim, o marketing sazonal ainda não é muito explorado no universo online como nos PDVs.

Como dissemos antes, a Black Friday é uma data comemorativa muito importante para o avanço da marca no mundo digital, já que 14% dos e-shoppers fazem a primeira compra online nesta data!

Esse dado mostra que é fundamental investir em marketing sazonal no mundo digital, também! Mas como?

Google Trends

Algumas ferramentas podem te ajudar a perceber o comportamento do seu consumidor na web através das buscas, por exemplo.

O Google Trends é uma ótima ferramenta oferecida pelo Google para entender a sazonalidade do seu produto. Basta inserir a palavra chave desejada e perceber o como os usuários buscam por ela durante o ano.

Por exemplo, pesquisando a palavra “buquê de flores” nos últimos 12 meses, é possível perceber que houve um pico maior de buscas em março (dia das mulheres), maio (dia das mães) e junho (dia dos namorados).

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O mesmo acontece com a palavra “gravata”, que teve um aumento de buscas em agosto (dia dos pais) e em dezembro (natal).

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Use e faça um calendário

Já que estamos falando de datas, não é possível esquecer dos calendários. Mas veja um panorama anual. Quais as principais datas do ano para seu negócio? Quanto tempo falta? Quais ações você precisa tomar e quando começar a campanha?

Planejamento e organização são a palavra.

Após selecionar as datas no calendário, crie o seu no Google Calendar e programe cada ação da sua estratégia.

Cuide do seu site como cuidaria do PDV

Com uma demanda maior, seu site precisa estar preparado para o aumento nos acessos, certo? Inclusive no mobile!

Sites lerdos, com problemas de acesso, erros, difíceis de navegar, estão fora. O consumidor está cada vez mais com o senso de urgência aflorado.

Da mesma maneira que você sinalizaria seu PDV com placas e informativos, o mesmo deve ser feito com o site. Ele precisa ser intuitivo e fácil, para que nada impeça seu cliente de fechar a compra ou de achar o que procura.

Redes Sociais

Se você não tem uma equipe de mídia para cuidar das suas redes sociais, é arriscado esperar bons resultados. Isso porque em época de grande procura, muitas dúvidas surgem!

Se essa dúvida demorar para ser respondida, você pode perder o timing da compra e, pior ainda, a compra em si. A internet é instantânea, por isso sua equipe precisa estar qualificada e preparada para isso.

Ao aliar sua estratégia de marketing digital com a campanha de marketing sazonal seguindo essas dicas, você potencializa suas vendas e aumenta as chances de transformar consumidores em clientes. 😉

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