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Me ame: Como conseguir trendsetters?

Imagine um exército  proclamando infinitamente que a sua empresa é a melhor no que faz. Bacana,  não? Mas isso já acontece em vários ramos, principalmente na música, onde fãs defendem suas bandas e divas pop. Ou em filmes aclamados que são indicados por sua legião de fãs, companhias de tecnologia que se gladiam para ver quem é a melhor, etc. O fato é que todos esses fãs não apenas protegem a reputação, como disseminam a cultura e a produção de um negócio que eles acreditam e afirmam como referência para aquela seção.

Trendsetters ou “evangelizadores” são clientes satisfeitos e possuem o compromisso de contagiar pessoas a consumirem produtos daquela marca que ele defende, além de definir tendências, usos e costumes do seu trabalho. Ambos ganham. Empresas aumentam os lucros e consolidam sua base de clientes, e os consumidores adquirem produtos mais sofisticados e bem trabalhados, sempre atualizados. 

Mas, a sua empresa não tem essa base? Então vamos ver passo a passo como conseguir firmar sua audiência e ter seu esquadrão de defesa.

Conselhos de Titio Rafael:

Ativo nas mídias sociais: produza conteúdo com frequência, levando informações, novidades e características do seu produto e serviço. Deixe o usuário por dentro de tudo que acontece. Nós confiamos mais em coisas que sabemos desde o início.

Apoie causas que realmente aprova: seu público alvo e target precisa estar bem definidos aqui. Tenha o programa de responsabilidade social e demonstre que sua empresa se importa com questões sociais no mesmo nível que assuntos comerciais e lucro. Humanize o seu negócio e ele será mais do que uma prestação de serviço. Será uma família.

 Tryvertising (loja grátis): Uma estratégia de marketing muito funcional, que foca na experiência do consumidor sobre seu produto. Ideal para lançamentos ou pesquisa de compra. O cliente escolhe o produto, analisa e pega sem pagar nada. Loucura, não? Mas não mesmo. A ideia não é o lucro, mas sim a opinião do consumidor sobre o produto.  O cliente irá preencher um questionário, apontando problemas, qualidades, pontos positivos, negativos e ideias que ele tiver. Funciona como uma pesquisa de mercado para as empresas participantes, e elas pagarão às lojas por essas informações.

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Ensine seu clientes: quanto mais educados forem seus clientes e parceiros, mas fácil eles entenderão seu modelo de trabalho e melhor defenderão suas estratégias e lançamentos. Por isso, reforçamos: produza conteúdo com frequência.

Design, design, design: dê uma cara única e criativa ao seu trabalho. Não entregue de qualquer jeito, não importa o tamanho ou serviço. Além da funcionalidade, precisa de um acabamento oriundo da entrega ou do pós venda. E lembre-se: reinvente-se, mude a cara, mas sem perder a essência da sua marca.

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Atendimento: quer melhor defensor da sua marca do que aquele cliente que é bem atendido?

Seja o melhor no que faz: você é o melhor vendedor, a melhor empresa, o melhor profissional. Sabe como vão dizer isso? Quando você focar na singularidade do seu produto, quando for a melhor opção em questão de custo- benefício e quando você reafirmar o compromisso em ser o melhor no que faz.

Incite sua audiência: converse com ela, faça enquetes, procure saber o que eles querem, crie promoções, entre em contato. Estabeleça um diálogo com seu público.

Tenha um ícone: um símbolo, algo que faça as pessoas lembrarem rapidamente da sua empresa e comentem sobre ele. Um mascote.

  Dê argumentos a sua audiência: Agora junte tudo isso e coloque em prática. São as munições que você está dando para os usuários assumirem o primeiro pelotão e convencer incrédulos de que o seu negócio é o melhor no ramo.

Tá bom?

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