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Marketing de conteúdo – tudo que você precisa saber

Segundo o livro Marketing de Conteúdo – A Moeda do Século XXI, há uma definição básica do conceito de marketing de conteúdo: “[…] é uma técnica que cria e distribui conteúdo de valor, relevante e consistente, para atrair e engajar uma audiência claramente definida, com objetivo de encaminhar o cliente a tomar alguma ação que gera lucro”. O que o Content Marketing Institute quis dizer, é que que o marketing de conteúdo cria processos que nutrem os clientes em potencial, para que se tornem leads do seu negócio. Pode-se dizer que ele é o que move o Inbound Marketing.

 


Ok, mas como isso funciona? 

É simples, as marcas geram conteúdo de qualidade em seus principais canais, com a estratégia de capturar as informações dos usuários. O objetivo é atrair e se relacionar, não vender diretamente como o marketing tradicional faz. Esse processo acontece dentro de um funil de vendas, composto por 3 partes: 

1. Topo do Funil (Aprendizado e Descoberta) 

Primeiramente você precisa definir muito bem os processos do seu funil de vendas, como, por exemplo, os canais de distribuição. Decidir se vai criar conteúdo para seu blog, vai produzir em vídeo, podcast, enfim, há mil maneiras de produzir conteúdo de qualidade atualmente!  

Vamos manter o foco na produção de conteúdo em texto, blog post. 

Você deve definir com quais personas você vai se comunicar, antes de tudo. Conhecendo as personas, você cria conteúdos que conversam diretamente com elas e atendem as necessidades. No topo de funil você precisa gerar um conteúdo mais amplo, abrangente, que possa ser consumido por praticamente todo o público. Como a etapa é de aprendizado e descoberta, tem um enfoque informativo e amplo, mas que ainda sim converse com as personas.  

Ex: o que é inbound marketing; tudo que você precisa saber sobre marketing digital …  

 2. Meio de Funil (Reconhecimento do Problema e Consideração da Solução) 

Imagine que você tem uma Oficina Mecânica. A sua persona não sabe como arrumar problemas que o carro vive dando e nem sabe como manter o carro sempre em dia (revisão de óleo, troca de pneus, pastilha de freio etc). Vamos despertar isso nela, com conteúdos do tipo “Você está trocando seus pneus no prazo correto?” ou “Erros comuns de pessoas que compram carros usados”.  

Depois disso, você vai mostrar para sua persona uma solução para esse problema apresentado. Como, por exemplo, um conteúdo do tipo “5 segredos sobre a troca de óleo”. 

Pronto, você atraiu a sua persona com um conteúdo informativo, despertou o problema nela e apresentou uma solução. Ela está descendo no funil e chegando na etapa final.  

3. Fundo do funil (Decisão de Compra) 

Após nutrir sua persona com conteúdos relevantes sobre manutenção de carros, aqui é o momento decisivo. Ela vai perceber que realmente está na hora de contratar sua oficina para cuidar do carro dela, com conteúdos do tipo “5 motivos pelos quais seu carro está gastando muito”.  

Durante todo o processo, o cliente, que se tornou lead a partir do momento em que caiu no funil, vai receber e-mail marketing que entrega mais conteúdos para ele. Sua persona ficará informada, satisfeita e livre de propagandas chatas ou vendas diretas e invasivas.  

Percebe a importância do marketing de conteúdo para seu negócio? O jeito de vender e consumir mudou, está na hora de você fazer o mesmo se não quiser ficar para trás e irritar todos os seus possíveis clientes.  

Para e pense: que tipo de conteúdo você está entregando aos clientes que você quer captar? Talvez seja a hora de ajustar seu conceito 😉  

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