, ,

Psicologia das cores – o que ela pode fazer pelo seu negócio nas redes sociais

Você sabe o que é e como funciona a psicologia das cores? É um estudo que mostra como as cores afetam as emoções do ser humano e influenciam nas escolhas de forma inconsciente. Os significados e sensações são diversos. Elas falam com as pessoas, por isso é muito importante se atentar na hora de escolher qual a melhor cor para o seu negócio. Qual a mensagem que você quer passar através dela?

Art GIF - Find & Share on GIPHY

De acordo com pesquisa realizada, as pessoas fazem um julgamento inconsciente de um produto ou serviço durante 90 segundos após o primeiro contato visual, e entre 62% e 90% dessa avaliação é baseada apenas nas cores! Loucura, né? Isso é psicologia das cores!!

Além disso, 85% dos consumidores afirmam que a cor é a principal razão de compra de um produto. Ela aumenta o reconhecimento da marca em 80% e influencia muito na confiança do cliente. A cor pode ser responsável, também, por 60% da aceitação ou rejeição de um produto ou serviço. Por isso, é importante se atentar à essas dicas para escolher qual a melhor cor para o seu negócio e entender de que maneira ela afeta diretamente o cérebro do seu consumidor através da psicologia das cores.


#1 VERMELHO 

 psicologia das cores o que é como funciona

Cérebro: afeta a estrutura ligada ao prazer;

Emoções: dinamismo, paixão, agressividade, energia, perigo e calor;

Segmentos ideais: tecnologia, alimentação, natureza e transporte;

#2 AZUL 

 psicologia das cores o que é como funciona

Cérebro: afeta o córtex pré-frontal relacionado à expressão da personalidade, tomadas de decisões e comportamento social;

Emoções: profissionalismo, seriedade, integridade, sinceridade, calma e infinito;

Segmentos ideais: saúde, tecnologia, energia, linhas aéreas, natureza e finanças;

#3 VERDE 

 psicologia das cores o que é como funciona

Cérebro: afeta o córtex pré-frontal ligado às decisões, pensamentos abstratos e criativos, capacidade para conexões emocionais e julgamento social;

Emoções: natureza, ética, tranquilidade, equilíbrio, crescimento, frescor, serenidade e orgânico;

Segmentos ideais: alimentação, natureza, imobiliária, energia, saúde e finanças;

#4 AMARELO 

Resultado de imagem para logo shweps

Cérebro: afeta o sistema de recompensa;

Emoções: calor, bondade, positividade, estimulante, alegria e luminosidade;

Segmentos ideais: energia, alimentação, natureza e imobiliária;

#5 LARANJA 

 psicologia das cores o que é como funciona

Cérebro: afeta o sistema de recompensa que responde pelo prazer e necessidade de repetição da experiência prazerosa;

Emoções: inovação, modernidade, juventude, diversão, acessibilidade e vitalidade;

Segmentos ideais: energia, alimentação, saúde e natureza;

#6 ROXO 

 psicologia das cores o que é como funciona

Cérebro: afeta o polo frontal ligado ao planejamento de ações e de movimento, e ao pensamento abstrato;

Emoções: luxo, realeza, sabedoria, dignidade, mistério e espiritualidade;

Segmentos ideais: alimentação, tecnologia, finanças, linhas aéreas, saúde, cosméticos, comunicação e vestuário;

#7 ROSA 

 psicologia das cores o que é como funciona

Cérebro: afeta a área tagmentar ventral que controla a sensação de recompensa pela saciedade de fome, sede e sexo;

Emoções: diversão, delicadeza, romantismo, feminilidade e inocência;

Segmentos ideais: alimentação, artigos femininos, vestuário;

#8 MARROM 

 psicologia das cores o que é como funciona

Cérebro: afeta o sistema límbico responsável pela estrutura interna que que responde pelas emoções;

Emoções: masculinidade, conservadorismo, rural, calor, conforto, requinte, natural, terra, simplicidade e rústico;

Segmentos ideais: alimentação, energia, imobiliária, natureza, artigos masculinos e vestuário;

#9 PRETO 

 psicologia das cores o que é como funciona

Cérebro: afeta a amigdala, que regula o comportamento sexual, medo, agressividade e memória emocional;

Emoções: poder, sofisticação, prestígio, valor, morte e atemporalidade;

Segmentos ideais: tecnologia, alimentação, transporte, natureza, vestuário e imobiliária;

#10 BRANCO

 psicologia das cores o que é como funciona

Cérebro: afeta o córtex cerebral esquerdo responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa;

Emoções: pureza, limpidez, sensibilidade, ingenuidade, nobreza e suavidade;

Segmentos ideais: linhas aéreas, tecnologia, saúde, natureza, vestuário e imobiliária.

Use as cores ideais para seu negócio e adéque-as nas redes sociais. Use sempre as mesmas para manter a identidade visual do seu negócio e permitir que o consumidor te identifique com um olhar. O ideal é usar três cores, uma principal e outras duas que combinem. 

Quer saber como combinar da forma correta? Acesse o http://colorschemedesigner.com/csd-3.5/, ele te dará as combinações que mais agradam aos olhos, de acordo com o círculo cromático.  

Lembre-se: use sempre o mesmo código de cor e, ao imprimir, transforme sempre o arquivo em CMYK para não alterar a tonalidade.  

Ufa! Quem diria que as cores poderiam fazer tudo isso, não é mesmo? E aí, sua cor condiz com a mensagem que você quer passar para seu consumidor? Faça a análise através da psicologia das cores e boa sorte! 

 

Siga a Kryp nas redes sociais
2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *