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Público x Persona – entenda a diferença e como isso pode ajudar sua empresa

Já imaginou que terrível seria lançar seu produto e/ou serviço, um site ou fanpage, para pessoas que não se identificam com aquilo? Seria um desperdício de tempo e dinheiro! Por isso é fundamental criar a persona da sua empresa, para conseguir direcionar o que deseja para quem se interessa efetivamente. Você deve estar se perguntando “Então persona é a mesma coisa que público-alvo?”. Não! Essa é a principal confusão entre os empresários, por isso é fundamental você entender a diferença. 

#1 O que é persona? 

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Persona é a representação do seu cliente ideal, aquele que você quer atingir e falar diretamente. É personificação (ato de um indivíduo representar algo abstrato) de um personagem fictício, baseado em dados reais da sua pesquisa de público.  

Como fazer?  

Você destaca todas as características em comum da sua gama de clientes em potencial, e junta todas elas para formular o perfil de uma pessoa que representa todo o seu público-alvo. É importante ressaltar que pode haver mais de uma persona na sua empresa, por exemplo, uma mulher mais velha e outra mais jovem, já que a abordagem é diferente. 

Identifique as dores e desejos, idade, o que lê, o que faz e como sua empresa pode ajuda-la. 

Ex: Maria tem 27 anos, é solteira, publicitária recém-formada e tem como objetivo trabalhar em uma agência de comunicação no exterior, porque ama viajar, e, automaticamente, ser reconhecida no mercado nacional e internacional. Suas maiores dificuldades são a desabilidade de falar inglês e falta de dinheiro, por isso estuda bastante e planeja seus passos para economizar e conseguir viajar. 

#2 O que é Público-Alvo? 

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Já o público-alvo (em inglês target audience) quer dizer uma parcela de pessoas, um segmento, que possuem características em comum e atingem os requisitos que sua empresa pretende para vender o produto ou serviço que deseja com mais precisão. É um grupo formado com base em pesquisas sobre sexo, idade, classe social e por aí vai. 

# Como fazer? 

Faça uma pesquisa, um formulário online que te ajude a identificar características em comum e identificar dores e desejos desse público, para conseguir definir a persona depois. Não se baseie em achismos, contra fatos e dados não há argumentos e a margem de erro é muito menor! 

Ex: O público é formado por homens e mulheres, entre 25 e 35 anos, de classe B+, com renda média mensal R$6mil. São, em sua maioria, solteiros, graduados ou pós graduados. Gostam de viajar, procuram não gastar muito com coisas supérfluas e investem bastante nos estudos para atingir o reconhecimento profissional. 

Percebe que, por mais confuso que pareça, são duas situações diferentes? É preciso do público-alvo para criar a persona, que é mais precisa e ajuda a direcionar mais a linguagem, a abordagem e o que será comunicado ou vendido à ela. Com isso, criando a persona corretamente, as chances de atingir de forma certeira o resto do público é muito maior. 


Com a segmentação e definição adequada, seu produto, serviço, site e/ou fanpage estará direcionado para quem se interessa. Esse é o primeiro passo para o sucesso! 😉  

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