, , ,

República e o ensino colaborativo

Pilot-sue-sylvester-

Todos os dias, eu saio do meu horário de descanso para almoçar numa casa há 200 metros do meu local de trabalho. Uma república masculina organizada por cinco homens que dividem as tarefas e as dívidas, e todos comem juntos à mesa, com a refeição feita por um dos moradores. O interessantes é que todos tem suas raízes em cidades diferentes e tiveram a ambição de mudar para uma cidade maior e estudar, trabalhar e se consolidar profissionalmente.  

Não hesite em ajudar

Jornalismo, Administração, Estética, Fotografia e Moda estavam representados naquela mesa posta para o almoço, pois todos ali tinham seus objetivos dentro daquelas áreas de trabalho. Uns já estudavam, trabalhavam e outros aguardavam e corriam atrás das oportunidades. Ninguém tinha largado a sua cidade, familiares, amigos e uma rotina de vida à toa. Eram todos guerreiros de uma cidade majoritariamente universitária.

“Rafael, você pode me ajudar com mídias? Acho que posso conseguir um trabalho com uma empresa de moda para cuidar de algumas páginas”.

Rapidamente, me prontifiquei oferecendo livros, cursos, links de artigos, ebooks, revistas especializadas e tirei todas as dúvidas que envolviam aquele job. Embora aquele trabalho fosse mais dirigido a minha área de atuação – e poderia ser um possível cliente – não me incomodei em passar todo o meu conhecimento para que ele conseguisse o cargo. Era a chance de ele ingressar nesse ramo. Ele me passou a salada em seguida.

Acredito que, além da produção de conteúdo ser útil para informar, entreter e ser de utilidade pública, o principal objetivo da publicação é ensinar.

Modificar padrões, mentes, passar conhecimento, fomentar ocupações, educar o mercado ou nicho e deixar uma herança intelectual a ávidos por conhecimento e aprimoração. É extremamente importante que essa bagagem de experiências, intelectualidade e história seja distribuída a todos os interessados, mesmo sendo de segmentos diferentes.

vtX8Tog

Por isso que acredito tanto no ensino colaborativo e na propagação de workshops, palestras, semanas acadêmicas, oficinas, grupos de discussão e reuniões de profissionais. Para aprenderem uns com os outros, para repassar suas vitórias e derrotas e aprender com cada um deles. Principalmente, em meio à problemas governamentais e financeiros, que precisamos de soluções rápidas e acessíveis e aprender com quem tem vivência e trabalha é uma excelente oportunidade.

O problema do dinheiro

Por mais que eu passe pouco tempo nessa república, já aprendi tanta coisa relacionada a moda, fotografia, adminstração e estética que eu levo para onde eu for esses ensinamentos e passo a diante.

A questão do valor financeiro para essas capacitações sempre foi a maior questão para a decisão de cursar ou não, mas publicações colaborativas de profissionais referências ou que estão se tornando, além de media kit, clipping, ebooks, hangouts, reuniões por skype e pessoalmente estão sanando a necessidade de especializar e tirando dúvidas e brechas que alguns trabalhadores possuem, enquanto planejam ver como poderia ingressar em cursos lato-sensu ou de extensão.

É fundamental repensar as práticas profissionais e educacionais e perguntar a si mesmo se você realiza esse tipo de ação, e se tem como passar o que você sabe, desde uma receita de bolo a estratégias de inbound. A cultura dessa modalidade de ensino apenas traz benefícios para  o mercado, pois torna os profissionais mais sábios e capacitados para o seu trabalho, e reverte como referência e credibilidade para o palestrante ou professor. Confesso que recentemente me passou esta vontade após o contato com a casa, e mais do que nunca, vou me esforçar para, como se diz o empresário Jober Chaves: “semear, plantar, cuidar e colher”.

Aqui embaixo, vamos deixar alguns exemplos de ensino colaborativo, desde DIY (Do It Yourself ou “Faça você mesmo) até mini-cursos. 

https://www.youtube.com/user/victorlamoglia

https://www.youtube.com/user/videosmdo

https://www.youtube.com/user/tvrockcontent

https://www.youtube.com/user/ecommercebrasil

https://www.youtube.com/user/dlojavirtual

https://www.youtube.com/channel/UC06VaGzlA8-dYscfo-Gp_EA

https://www.youtube.com/channel/UCaOIgrVrdr2ABpYIVyZihlg

https://www.youtube.com/channel/UCZQorOVJXsEGyv_LqIme90w

Então…

Sashay_Away

Siga a Kryp nas redes sociais
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *