, ,

Técnica INFALÍVEL para você traçar suas metas e objetivos

É muito importante que você tenha metas para seguir em sua vida, tanto para as suas conquistas profissionais quanto para as conquistas pessoais. Se você não sabe aonde você quer chegar, qualquer resultado é satisfatório.

Vou te mostrar como você pode estabelecer suas metas com uma técnica que é infalível. Com a técnica Smart você vai se manter motivado a conseguir alcançar seus objetivos.

Como de costume, vamos criar pesonagens para exemplificar as coisas por aqui e facilitar o entendimento com uma explicação prática.

Em novembro de 2014 Odair estabeleceu como uma meta pessoal cursar um MBA em Mídias Sociais, porém o curso é muito caro, fica em outro estado e Odair precisaria abandonar muitas coisas para conseguir conquistar seu objetivo.

Seria impossível Odair cursar o MBA tão desejado?

Vamos analisar.

Odair quer cursar o MBA que fica na Bahia e ele mora em São Paulo, o curso custa 25 mil reais e o salário dele é de 3800 reais (pagando todas as contas sobra para odair 1600 reais). Durante o período do curso (1 ano) ele precisará deixar seu cachorro, Luís e a namorada, Luciana.

luis-bulldog-317x380

Luís

Levando em conta que Odair consegue poupar 1600 reais por mês, ele precisaria economizar por mais ou menos 15 meses para bancar o curso e não ficar com nenhuma despesa. Porém, 15 meses pode ser muito distante, Odair pode acabar desistindo de fazer o curso, que é o que acontece com a maioria das pessoas, planejam suas metas, mas por não planejarem e elas continuarem distantes, apenas vão seguindo a vida e talvez nunca vão chegar a atingir aquela meta que um dia foi estabelecida, e ao atingir um objetivo mínimo, ficam extremamente contentes, porém, poderiam ter ido muito mais além se tivesse se planejado.

O que Odair pode fazer para planejar a meta de cursar o MBA?

Vamos conhecer a técnica S.M.A.R.T.

Basicamente, ao invés de você se planejar a deus dará, você quebra esse planejamento em algumas etapas. Por exemplo os 15 meses que o Odair precisa poupar para atingir a meta dos 25 mil, se ele encurtar para uma meta de 3 meses, fica muito mais motivador e alcançável do que você se planejar para 15 meses. “Dividir para conquistar”

Quando você quebra um objetivo macro em pedaços menores, você ajuda a acompanhar o processo, definir as suas tarefas diárias / semanais, e cumprindo esses pequenos objetivos diários e semanais, você cumpre suas metas mensais, assim, ao longo dos 15 meses, cumprindo e revisando as metas mensais, Odair cumpre chega em seu objetivo final.

Matematicamente falando, Odair: Alcança metas mensais = objetivo final alcançado = matrícula no MBA.

Agora vamos ao processo.

Para bater as tais metas, é necessário que Odair as defina de uma maneira inteligente e que seja motivadora, que faça com que todos os dias Odair acorde e diga “Que foda, estou a 10 dias de bater a meta de 4800 reais”.

técnita-smart

 

S.M.A.R.T

S – Específica (Specific)

Aqui Odair deve especificar muito bem a meta, tirar todas as possibilidades de ambiguidade ou mal entendimento dela, facilitando a criação das atividades e a mensuração da meta no futuro.

O que Odair espera com o MBA? Por que ele quer fazer um MBA? Para que vai servir o MBA para o Odair? Quais são os requisitos e limitações que impedem que o Odair faça o MBA hoje (ex: custo do curso = 25k)? Quem está envolvido no processo (no caso apenas o Odair, os envolvidos como, Luís e a Luciana entram em outra parte do processo)?

M – Mensurável (Measurable)

Como disse lá em cima, se você não sabe onde quer chegar, qualquer resultado te satisfaz.

É necessário que você estabeleça métricas para gerenciar as suas conquistas, “O que não se mede não é gerenciável”.

Meta: “4800 reais em 3 meses”

Quanto preciso poupar por mês para atingir a meta dos 3 meses?

Sempre divida em prazos menores, por exemplo, o objetivo final são os 25 mil em 15 meses, para isso é necessário que Odair poupe os 1600 reais mensais por 15 meses. Mas pensar em uma meta para 15 meses é muito, estabeleça a meta dos 6 meses (9600 reais), a dos 3 meses (4800 reais) e a mensal (1600) mensal. Assim Odair terá a base que necessária para ele poupar.

Se Odair estiver próximo à meta dos 3 meses (4800 reais) e o orçamento for comprometido por algum imprevisto, talvez seja preciso parar de tomar o cafezinho na padaria para economizar mais uns 50R$, ou reduzir o plano do iPhone para compensar no próximo mês.

A – Alcançável (Attainable)

Por favor, mantenha os pés no chão!! Não estabeleça nada muito fácil e nem nada muito impossível. Lembre-se, Odair, não seja um Lippy, do Lippy e Hardy mas também não pense que é o Batman.

Odair é capaz de alcançar todas as metas, mas calma lá, um passo de cada vez.

De nada adianta uma meta que nem Bruce Wayne conseguiria alcançar, isso só vai te desmotivar e fazer com que a meta se torne inútil.

Odair também não deve criar uma meta simplória, que não dê nenhuma sensação de dever cumprido.

 

R – Relevante (Relevant)

O que é relevante para o Odair?

O MBA será MUITO relevante em sua vida, tão relevante que vale o esforço de deixar tudo que Odair mais ama para trás?

Uma boa meta relevante é aquela que te motiva muito, por exemplo, Odair sabe que se ele fizer o MBA ele tera um conhecimento técnico fantástico sobre redes sociais, com isso ele almeja um cargo que o trará milhares de benefícios, não apenas financeiros, mas também qualidade de vida, portanto, ainda compensa ele se arriscar em fazer o curso.

As metas aqui podem ser “Um emprego novo”, “Conhecimento”.

 

5 – Temporal (Time-bound)

Prazos, em quanto tempo Odair vai sair de SP para ir para a Bahia?

As metas são os passos intermediários no planejamento, você precisa organizá-las por tempo, senão o seu plano final será certamente prejudicado.

“Uma tarefa sem prazo é uma tarefa que nunca será feita” – Jeremy Wright.

Você conhece a Lei de Parkinson?

“O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização.”

Se Odair não definir prazos, o esforço para completar suas tarefas são superestimados ou até mesmo ignorados. Se identificou, né? Quem nunca ficou procrastinando para entregar aquela tarefa que foi passada para você ? Normalmente isso acontece quando algum amigo do Odair chega no trabalho dele e fala “Odair, DEPOIS (when?) você me passa o contato do gerente de vendas da GH Telecom?”.

Pronto, agora Odair sabe como se planejar para fazer o MBA e sabe que se cumprir as metas estabelecidas ele vai conseguir realizar seu objetivo.

Isso pode ser usado basicamente para qualquer processo de organização de metas, você obviamente pode adaptar o processo à sua própria metodologia, caso funcione melhor para você, o objetivo aqui é te ensinar a se organizar para cumprir as metas e objetivos.

Se você conhece alguma outra técnica que seja eficiente, não esqueça de comentar.

 

Siga a Kryp nas redes sociais
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *