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WhatsApp Business: o que a versão pode fazer por sua empresa

Após diversos testes desde o ano passado, o WhatsApp Business finalmente foi oficialmente lançado aqui no Brasil! A versão para negócios foi divulgada no blog oficial do aplicativo, com a promessa de melhorar ainda mais a experiência do usuário.  

Isso acontece porque pequenas empresas viram no aplicativo uma oportunidade de contato direto com os consumidores, de forma mais rápida e, de certa maneira, mais próxima. Cerca de 87% das pequenas e médias empresas usam o WhatsApp para se comunicarem com os clientes, e 81% acreditam que o aplicativo ajuda no crescimento dos negócios.  

Para facilitar essa experiência, tanto da empresa quanto do consumidor, foi criada a versão Business. Dessa forma, o usuário pode separar as mensagens pessoais e comerciais, por exemplo. 

Além disso, a versão oferece outras possibilidades a você, proprietário, como: 

  • Perfil empresarial: você consegue preencher o perfil com informações úteis para os clientes, como descrição comercial, e-mail, endereço e site; 
  • Ferramentas de mensagens: é possível otimizar o tempo através das mensagens inteligentes (respostas rápidas de dúvidas frequentes, mensagens de saudação e mensagens de ausência); 
  • Estatísticas de mensagens: o aplicativo permite que você analise as métricas das mensagens enviadas, como quantas foram lidas, por exemplo; 
  • WhatsApp Web: a versão também está disponível para Web, para facilitar ainda mais seu acesso; 
  • Tipo de conta: os usuários saberão que você é uma empresa, pois seu perfil será listado como conta comercial.   

Por enquanto o aplicativo está disponível gratuitamente apenas para Android, mas Anne Yeh, gerente de comunicação do WhatsApp, ressalta que no futuro pretendem cobrar as empresas pelas funcionalidades adicionais. 

Por isso aproveite a versão enquanto ainda é gratuita, mas não se esqueça de planejar primeiro. Veja se seu público se identifica com esse tipo de plataforma, estabeleça a linguagem, a abordagem, o que poderá ou não ser dito, qual a descrição da empresa, quais serão as mensagens automáticas, quem serão os responsáveis pelas respostas, com qual frequência e etc. Faça um período de teste no dia a dia, pois é na prática que é possível identificar o que pode ou não ser melhorado e como os clientes reagiram às mudanças.  

Se organize para que o aplicativo se torne uma ferramenta de melhorarias, tanto para sua empresa quanto para seus clientes! 😉

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