Ajudar as pessoas a transformarem suas vidas fazendo aquilo que elas mais amam por meio de um ensino diferenciado e de qualidade. Essa é a missão da Escola do Mecânico, a mais nova parceira da Agência Kryptonita.
Fundada em 2011 pela empresária Sandra Nalli, a Escola já é líder no segmento e forma centenas de profissionais nas Linhas Leve, Pesada e Motocicleta todos os anos. Hoje, a franquia já está presente em mais de 30 cidades espalhadas por todo o Brasil.
“Nosso grande propósito é levar a capacitação acessível para as pessoas, com o objetivo de gerar emprego e renda no país através da nossa rede de escolas” – Sandra Nalli, Fundadora da Escola do Mecânico
A Escola do Mecânico já fazia um trabalho de marketing digital antes de chegar até a Kryp. No entanto, algumas coisas precisavam ser melhoradas, como por exemplo a geração de leads qualificados, a comunicação interna com os franqueados, o gerenciamento de mídia paga, a reestruturação do site, entre outros fatores.
Um dos maiores desafios deste case foi trazer resultados positivos não apenas para a matriz, como também para cada uma das franquias. Como dissemos anteriormente, a Escola do Mecânico conta com mais de 30 unidades espalhadas pelo país e para impulsionar os resultados de cada uma precisamos elaborar estratégias mais complexas.
Nossa estratégia começou com uma intensa pesquisa sobre o site atual da Escola do Mecânico, suas redes sociais, as campanhas que já estavam no ar, os investimentos de cada franquia e basicamente todos os processos internos da empresa.
Sobre o site, propomos uma reformulação completa para atingir diversos objetivos: trazer um layout moderno e mais amigável, aumentar a velocidade de carregamento, tornar as páginas de cursos mais atrativas e “vendáveis”, desenvolver um página de Blog para colocar em prática nossos conteúdos com foco em SEO, entre outros ajustes.
Além disso, trabalhamos na definição de duas personas distintas: a pessoa que busca um curso na área de mecânica e os franqueados. A partir daí, nossa comunicação seguiria esses dois caminhos diferentes.
Para a nossa persona que buscava um curso de mecânica, tivemos o cuidado de desenvolver um novo padrão visual e ajustar o tom de voz para criarmos uma relação ainda mais próxima. Também criamos landing pages específicas para cada etapa do funil:
Para auxiliar os franqueados, passamos a organizar treinamentos mensais para tratar de assuntos diversos, como marketing digital, bom uso de redes sociais etc. Além disso, também criamos o Turbo da Franquia, uma newsletter para todos os franqueados com assuntos do mercado automotivo, dicas de gestão e outros conteúdos relacionados a estes temas.
Primeiro, fizemos um diagnóstico das campanhas que já estavam rodando e dos diferentes canais (Facebook, Instagram, Google, YouTube). A partir daí, identificamos uma boa oportunidade de otimizar alguns parâmetros dos anúncios, como segmentação, palavras-chave, distribuição da verba etc.
Para tornar o processo de mídia paga mais eficiente e organizado, também centralizamos as ações e campanhas de cada franquia aqui na Kryp.
A Kryp também identificou um gap entre os setores de marketing e vendas. E a interação entre os dois times é fundamental para o aumento do volume de vendas e o crescimento da empresa como um todo.
Organizamos encontros com os líderes de vendas e marketing para alinhar os principais pontos e também sugerimos a implementação do CRM.
No quesito geração de leads, nossa parceria com a Escola do Mecânico gerou ótimos resultados: aumento de 157% de leads gerados em apenas 4 meses. Usando como exemplo a landing page do Clube do Mecânico, conseguimos gerar 2.244 leads apenas no primeiro mês de projeto.
Mas os resultados positivos não vieram só em materiais de topo de funil. A landing page de Quero ser Mecânico (fundo de funil) também já gerou mais de 400 leads em cerca de 15 dias. Tudo isso devido as nossas otimizações de segmentação e palavras-chave nas campanhas e também ao alinhamento entre identidade visual e tom de voz que estabelecemos em nossa comunicação.
Esses resultados positivos também se refletiram em métricas importantes, como CTR, CPM e CPC. Olha só:
CTR: diminuímos o CTR de 0,89% para 0,69%, ou seja, uma diminuição de 22%.
CPM: quanto ao CPM, diminuímos de R$ 8,57 para R$ 5,44 (36%).
CPC: por fim, graças ao nosso trabalho o CPC caiu de R$ 0,97 para R$ 0,69 (diminuição de 31%).
E aí, o que achou das estratégias e resultados que trouxemos pra Escola do Mecânico? Massa, né?
Já pensou se a sua empresa fosse o próximo case de sucesso da Kryp? Seria lindo demais, rs <3
Então clica aqui e venha marcar um bate-papo pra gente poder traçar os melhores caminhos pro marketing da sua empresa.