A criação de persona nada mais é do que um jeito de conhecer o seu público e se manter aliado a ele. Se você ainda não sabe qual é a diferença de PERSONA e PÚBLICO ALVO, veja este conteúdo antes de continuar.
Persona é a representação do seu cliente ideal, aquele que você quer atingir e falar diretamente. É personificação (ato de um indivíduo representar algo abstrato) de um personagem fictício, baseado em dados reais da sua pesquisa de público.
O bom conteúdo é feito para as pessoas certas no momento em que elas mais precisam. Só assim ele vai ter valor. Não adianta produzir por produzir, pra encher a linha do tempo e não perder a hora da postagem.
O processo funciona com a criação de um personagem fictício que representará o público que você vai gerar conteúdo. A coisa é bem detalhada MESMO. Você precisa criar uma ficha com todos os dados da sua persona. E sim, você pode e deve ter mais de uma persona. O ideal é a criação de uma persona para cada segmento/produto/serviço/setor que deseja se comunicar. Vou dar dois exemplo:
Agora, vamos lá! Como criar uma persona?
Para criar uma persona, precisamos descobrir os seguintes tópicos:
Ou seja, antes de prosseguir, levante essas informações! Você pode elaborar um formulário no Google Forms, por exemplo, e pedir para que os seus clientes ou colaboradores atuais respondam ; Pode tentar extrair através de pesquisas de clima e juntar com as suas experiências ao se comunicar até o momento.
Defina um nome para a persona:
– Exemplo: João Augusto Fonseca
Defina o sexo da sua persona:
– Exemplo: Masculino
Defina o cargo/ocupação da sua persona. O que ela faz?
– Sócio de uma loja de peças importadas para carros
Onde a sua persona trabalha?
– Exemplo: Diretor financeiro e comercial de uma loja de peças importadas para carros
Nível de escolaridade da sua persona:
– Exemplo: Ensino Superior
Quais são as redes sociais que a sua persona mais usa?
– Exemplo: Facebook e WhatsApp
O que a sua persona costuma consumir na TV, nos jornais, revistas ou Internet?
– Exemplo: Lê a revista Autoesporte, assiste Jornal Nacional e Netflix, acessa o Uol Notícias e lê o Correio Popular todos os dias
Quais são os principais objetivos desta persona?
– Exemplo: Aumentar o faturamento da sua empresa, dar bem estar aos seus 3 filhos e viajar todos os anos com a família para o interior.
Quais são os principais problemas desta persona?
– Exemplo: Não tem tempo para a família, não sabe como gerenciar o seu tempo e nunca consegue dar conta de todas as suas atividades, se alimenta mal e não consegue frequentar a acadêmia, precisa investir em marketing mas não tem tempo para se dedicar e não sabe como fazer, não sabe falar inglês e morre de vontade de aprender (porém, falta tempo)…
Como eu posso ajudar a persona?
– Exemplo: liste tudo que você pode oferecer para que a rotina e as dores da sua persona sejam resolvidas
Se quiser, para tornar ainda mais visível e palpável o processo, você pode definir uma foto para a sua persona.
-Exemplo:
Pronto! Respondendo todas essas perguntas com bastante detalhes, a sua persona estará criada e pronta para ser explorada.
No caso do exemplo que eu dei, fizemos o João Augusto, sócio de uma loja de peças importadas para carros que atende mecânicos e clientes finais (como colecionadores). João é casado e tem 3 filhos, tem dificuldade em gerenciar seu tempo, gosta de viajar com a família e gostaria muito de aprender inglês (entre outras coisas…)
Depois de criar a ”história” da sua persona, você pode pensar: que tipo de linguagem, temas e maneiras seriam melhores para atingir João? Que tipo de ações eu posso fazer para captar a atenção do joão e resolver suas dores?
É assim que a gente fideliza!
Boa sorte com as suas personas e até a próxima 🙂