Calma, não precisa se desesperar! Muitas empresas, principalmente de pequeno e médio porte, começam as estratégias de marketing e comunicação através de uma fanpage no Facebook, com pouca ou nenhuma instrução. O objetivo principal é sempre aumentar a visibilidade, conquistando mais likes e atraindo mais clientes em potencial. Mas na prática não é bem assim. Se o seu objetivo é vender e atrair o cliente em potencial, qualidade é mais importante do que quantidade.
A fanpage é uma excelente ferramenta e pode ser trabalhada conforme a criatividade do social media (o cara que mexe com as redes socais rs) ou das exigências do cliente, mas é preciso, antes de tudo isso, fazer um planejamento, para que ela seja otimizada e utilizada da melhor maneira possível.
Antes de tudo, ao planejar você precisa pensar nos seguintes pontos:
Com isso, você vai conseguir direcionar melhor o que escreve, como escreve, onde escreve, para quem, com qual periodicidade e de que forma vai anunciar. É importante lembrar que Facebook é investimento, por isso é preciso de orçamento disponível se você quer ter uma fanpage que agregue para sua empresa.
Outro ponto importante é entender que há uma grande diferença entre perfil e fanpage. Nos termos de uso do Facebook, o perfil deve ter caráter pessoal e possui um limite máximo de 5mil amigos, por isso o ideal para seu negócio é a fanpage. Até porque ela permite que você faça muito mais coisas do que o perfil, como:
Se sua empresa possui um perfil, calma! Não precisa excluir, é possível converte-lo em fanpage.
É importante, também, que você mantenha sua fanpage sempre atualizada, pensando nas dores e desejos da sua persona. Lembre-se que as pessoas entram no Facebook para se divertirem, por isso não crie uma página totalmente institucional e comercial. Crie conteúdos informativos, divertidos, que façam seu público se interessar. Caso contrário, irão descurtir a página. Pense em você como usuário do Facebook, o que você odiaria ver em uma fanpage?
Procure ver páginas com serviços semelhantes, a forma como eles abordam e crie uma nova linguagem, trazendo novidades de conteúdo. Análise da concorrência é fundamental para entender o que funciona ou não. Mas lembre-se, nada de cópias, hen!
Além da página, tenha um blog também. A fanpage pode ser uma alavanca para levar fluxo para seu blog, por isso, use o Facebook para despertar a curiosidade e entregue o conteúdo completo no blog. Um complementa o outro.
Dito isso, há uma etapa fundamental: a mensuração. A própria fanpage te oferece isso, mas você pode usar sistemas de KPI (Key Performance Indicator ou indicador-chave de desempenho), para checar qual plataforma teve melhor desempenho para investir mais e qual teve pior para repensar seu planejamento.
Pronto, agora que você já sabe como funciona uma fanpage e o que fazer para torna-la um sucesso, é hora de fazer acontecer! Mão na massa! ?