Definir qual é o seu público é uma etapa fundamental para direcionar suas campanhas e atingir bons resultados no marketing digital. Pensando nisso, o Facebook desenvolveu uma ferramenta capaz de auxiliar nesse processo de mapeamento de persona, o Facebook Audience Insights.
Com essa ferramenta gratuita, é possível ter uma compreensão mais profunda sobre o seu público e, assim, criar conteúdos e anúncios mais relevantes para seus seguidores.
Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre essa ferramenta e como utilizá-la no seu dia a dia. Continue a leitura para saber mais!
Com a concorrência cada vez maior e um público cada vez mais exigente, é preciso conhecer a fundo quem é a sua persona para criar conteúdos de qualidade e relevância. Para isso, o Facebook lançou o Audience Insights, que ajuda a descobrir e alcançar as pessoas mais qualificadas para as suas campanhas de marketing.
O Facebook Audience Insights pode ser acessado dentro da própria rede social e de forma gratuita. Nela, os públicos são divididos em dois grupos principais: público conectado à sua página e o público composto por usuários de toda a rede social.
Assim, você pode restringir essa configuração se quiser analisar somente um deles. Com ela, você também tem acesso a informações detalhadas sobre o seu público, coletadas pela rede social. Dessa forma, é possível analisar o número de curtidas, localização, faixa etária, dispositivo utilizado, entre outros dados.
Com essas informações, você consegue otimizar as suas campanhas de marketing digital com conteúdos valiosos para a sua audiência. Além disso, a ferramenta pode ser usada para a construção de personas e qualificação do público-alvo.
Para atingir bons resultados com as campanhas de marketing digital, conhecer a sua audiência é fundamental. Afinal, é preciso saber quem são as pessoas que realmente possuem interesse no seu tipo de serviço ou produto, a fim de direcionar o seu conteúdo para elas.
De maneira simples, conhecer a audiência representa uma chance de direcionar seus recursos somente para as pessoas com potencial para se tornarem clientes. Afinal, de que vale atingir um milhão de pessoas se nenhuma delas realizar a ação desejada?
Essa é apenas uma situação que pode mostrar o poder da segmentação na internet. É por isso que conhecer a fundo a sua persona e dialogar da maneira correta com ela pode garantir resultados significativos para o seu negócio.
Isso porque, ao dialogar com a pessoa certa, você pode realizar ajustes para personalizar a comunicação. Com isso, você não apenas economiza dinheiro em suas campanhas de anúncios, mas abre um leque de oportunidades para geração de receita.
Para facilitar essa comunicação, você pode aproveitar todas as informações disponibilizadas no Facebook Audience Insights.
Como falamos acima, o Facebook Audience Insights é uma ferramenta que possui algumas funcionalidades e recursos interessantes para otimizar suas campanhas online. Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre como utilizar essa ferramenta. Confira!
Para analisar as informações sobre a sua página, acesse o Facebook Audience Insights. Na aba de visão geral estão disponíveis todos os dados sobre os últimos setes dias, mas é possível personalizar o período a ser analisado.
Nessa aba, você pode verificar as curtidas, alcance, visualizações, envolvimento e até as ações na página e as mensagens.
Caso queira visualizar informações mais detalhadas de cada gráfico é só passar o mouse por cima ou clicar no local desejado. Abaixo de cada gráfico, também é possível conferir as informações sobre o impacto de suas publicações mais recentes.
Além disso, caso você queira impulsionar alguma publicação, o Facebook disponibiliza o botão Turbinar ao lado de cada uma delas.
Outra aba disponível no Facebook Audience Insights é a de análise de seguidores. Nela, é possível ver informações sobre as pessoas que seguem a sua página a partir de um gráfico interativo.
Você ainda pode selecionar o intervalo de tempo menor e pode diferenciar seus seguidores entre orgânicos, pagos e aqueles que deixaram de te seguir. Além disso, a ferramenta permite que você veja de onde vieram as pessoas que começaram a seguir a sua página.
A aba de curtidas é bem parecida com a aba de seguidores. Nela, você pode analisar um gráfico com o total de curtidas na página dentro de um período de tempo. Inclusive, você pode separá-las em curtidas orgânicas, pagas e desnutridas para identificar a evolução e o desempenho do seu perfil.
A ferramenta permite também que você rastreie de quais locais vieram essas curtidas, como, por exemplo: sugestões de página, sua página, pesquisa, dentre outros.
Aqui é importante ressaltar que no Facebook os usuários podem seguir a sua página, mas não necessariamente curti-la. Por isso, é importante levar em consideração tanto a análise de seguidores quanto a de curtidas.
Nesta aba, você tem acesso ao alcance total das suas publicações em determinados períodos, divididos entre alcance orgânico e pago. Em outro gráfico, você pode ver o crescimento de interações do seu público com os seus posts, como compartilhamento, reações, curtidas e comentários.
Aqui, você também pode ver quantas pessoas recomendaram a sua página para amigos.
Nesta aba do Facebook Audience Insights você pode ver as informações sobre as pessoas que visitaram a sua página. Ou seja, as que clicaram em seu anúncio ou em um post que gerou interesse.
Essa página também mostra quais sessões da sua fanpage os usuários navegaram e as principais fontes de tráfego. Assim, você consegue monitorar de onde os acessos vieram.
A aba de pessoas mostra as informações relacionadas diretamente ao comportamento do usuário e a formação de comunidades. Isso inclui dados demográficos dos seus seguidores, fãs e pessoas que você alcançou.
Ela também disponibiliza informações sobre faixa etária, localização, idade e gênero e até horários e dias em que acessam o Facebook.
Nos insights de publicidade, é possível analisar quais são as métricas relacionadas ao conteúdo patrocinado no Facebook Ads. Nesse caso, você tem acesso a dados sobre a utilização, comportamento e preferências do consumidor.
Além disso, o Facebook Audience Insights também mostra informações como interesses do consumidor, formatos mais engajados, tendências de comportamento, publicidade em eventos e histórico de compras, dentre outros. Esses dados também devem ser avaliados para conhecer mais a fundo a sua audiência.
Com essas informações é possível fazer uma análise baseada em dados mensuráveis e ajustar as suas estratégias de marketing para otimizar os seus resultados.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as funcionalidades do Facebook Audience Insights, veja só como criar o seu público-alvo com as informações disponibilizadas.
O primeiro passo é definir quem são as pessoas que você deseja atingir com o seu produto ou solução. Esse tipo de informação é única e exclusiva da sua marca, então realize esse estudo baseado de acordo com os dados da sua página.
Isso porque empresas do mesmo segmento podem ter públicos e variações diferentes entre si, a fim de evitar a concorrência. Para isso, você pode dedicar a sua atenção apenas para mulheres ou estabelecer uma faixa etária, por exemplo.
Essa possibilidade de personalização permitirá que você tenha melhores resultados. Afinal, ao dialogar com um público específico e da maneira correta, as pessoas se sentem mais confortáveis para criar uma conexão com a marca.
É provável que a sua empresa crie diferentes campanhas para atingir um ou mais públicos segmentados. É por isso que elas poderão apresentar configurações e características diferentes e, portanto, devem ser analisadas separadamente.
Por essa razão, realizar um planejamento e acompanhar as campanhas com frequência é essencial para garantir bons resultados.
Conhecer os hábitos e costumes do seu público-alvo é essencial para criar campanhas que elevem as taxas de conversão. É por isso que definir a sua persona a partir dos dados obtidos através do Facebook Audience Insights pode ser uma estratégia valiosa.
Para criar a sua persona é preciso criar um cargo, informações demográficas, escolher um gênero, faixa etária, além de definir problemas, interesses e hobbies.
Por meio desses dados, é possível criar essa representação, tendo como alicerce informações reais. Consequentemente, você atinge quem realmente pode se interessar pelo seu produto ou serviço.
Com as informações acima bem definidas, chegou a hora de criar o seu público no Facebook. Para isso, você deve acessar o Audience Insights e inserir o máximo de informações possíveis, como: localização, gênero, interesses, conexões, interações com diferentes modelos de conteúdo e outras configurações.
Feito isso, você está pronto para criar campanhas realmente eficientes e economizar tempo e dinheiro. Afinal, você irá aplicar os recursos em pessoas que realmente possam se interessar pela sua marca.
Como visto acima, o Facebook Audience Insights oferece informações valiosas a respeito do seu público e do desempenho da sua página na rede social. É por isso que saber analisar todos os gráficos é fundamental para otimizar os resultados de suas campanhas e anúncios.
Para isso, você pode contar com uma agência especializada no assunto. E a Kryp está pronta para te ajudar! Com profissionais especialistas em marketing digital, podemos analisar métricas e desenvolver campanhas de anúncios com precisão e qualidade.
Assim, você garante melhores resultados na internet e pode aumentar os lucros da empresa. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Clique aqui e agende uma conversa com a nossa equipe!