Um dos maiores desafios para quem investe em marketing digital é atrair novos leads. E com as redes de franquias isso não é diferente, afinal, é preciso definir estratégias certeiras para atrair e nutrir leads para franquias.
Para entender mais sobre esse conceito e como colocá-lo em prática, continue a leitura! Abaixo, reunimos algumas dicas para melhorar os resultados com inbound marketing.
O termo leads é muito usado no inbound marketing para definir as pessoas que, de alguma forma, demonstraram interesse no seu produto ou serviço. Sendo assim, o objetivo é transformá-la em um consumidor fiel da sua marca.
É nesse ponto que o marketing digital mostra a sua importância para o seu negócio. Afinal, você pode investir em conteúdos de qualidade para despertar o interesse do público.
Com isso, você consegue criar uma conexão com o cliente logo e só depois oferece uma venda. Além disso, dentro do universo de franquias, esse planejamento envolve um campo maior de pessoas.
Portanto, para gerar leads para franquias, é necessário criar estratégias de marketing que possam abranger públicos e localizações variadas. É por isso que muitas redes centralizam toda a comunicação na franqueadora.
No marketing digital são muitas as ferramentas e plataformas que podem te ajudar a conquistar bons resultados. Pensando nisso, reunimos 5 exemplos que podem gerar mais leads no mercado de franchising.
Com uma landing page você consegue organizar uma lista de contatos de pessoas que têm interesse nos produtos ou serviços de sua franquia.
Já com um hotsite, você pode produzir conteúdos interativos, que levem o usuário a interagir com a sua marca.
Então, com essas duas ferramentas você consegue reunir informações de contato valiosas do usuário, como: nome, e-mail e, em alguns casos, o telefone.
Mas, lembre-se de que essas páginas poderão ser o primeiro contato do cliente com a sua empresa. Por isso, capriche na disposição das informações para gerar uma boa impressão, combinado?
Agora que você já tem o contato de seus potenciais clientes salvos, é hora de nutrir o interesse dele através de conteúdos de valor. Assim, você mantém seus contatos por dentro das novidades da franquia e começa a criar um relacionamento mais próximo com ele.
Para isso, é importante criar conteúdos recorrentes, por meio de newsletter semanais ou quinzenais, por exemplo. Já em relação aos assuntos, eles precisam ser fáceis e chamativos, com pouco conteúdo e com botões que redirecionem os mais interessados para uma página com mais informações sobre o tema.
Porém, deixe aos usuários a possibilidade de interromper o recebimento de e-mails, ok?
Uma boa estratégia para geração de leads para franquias é impulsionando as publicações nas redes sociais. Dessa forma, você pode direcionar os posts para o seu público-alvo e até mesmo para uma localização específica.
Nas mídias sociais, você pode reforçar o tipo de ação que deseja que o usuário realize com o uso de call to actions. Além disso, as redes sociais analisam as atividades de seus usuários e separam o que é relevante para o interesse de cada um.
Sendo assim, o seu post aparecerá para pessoas que realmente demonstraram interesse nos produtos e serviços que você oferece.
O impulsionamento das publicações também é uma forma de reforçar os leads que você já captou, além de atrair novos interessados para a sua lista.
Da mesma forma que você pode impulsionar e criar anúncios nas redes sociais, também existem anúncios para as ferramentas de buscas do Google.
Nesses casos, os anúncios funcionam como links que ficam disponíveis nos resultados de busca do usuário, de acordo com as palavras-chave utilizadas.
Além disso, o Google organiza os links por relevância, ou seja, eles são muito bem direcionados aos usuários. Por isso, podem gerar ótimos resultados.
Para gerar leads para franquias, uma ótima solução é apostar em blogs e comunidades. Isso porque eles possibilitam que você crie conteúdos mais completos e que tirem as dúvidas sobre o seu negócio. Assim, você pode auxiliar os possíveis franqueados em suas tomadas de decisões.
Nesse cenário, o marketing de conteúdo é ideal para a construção de uma relação mais próxima com o lead. Isso porque eles permitem que você crie uma conexão com o público e mantenha esse relacionamento.
Outra grande vantagem da criação de conteúdos é que eles fortalecem o nome da sua marca no mercado. Isso faz da sua rede uma autoridade no segmento de atuação. Isso, com certeza, ajudará a atrair mais franqueados e consumidores.
Agora que você já conhece algumas estratégias e ferramentas para gerar leads para franquias, veja como aplicar o inbound marketing no seu negócio.
Para começar, é importante que o planejamento das ações seja centralizado na franqueadora. Afinal, a estratégia não será eficaz se cada unidade aplica-la de uma maneira.
Portanto, planeje bem os colaboradores, parceiros e ferramentas necessários para esse projeto. Dessa forma, ficará mais fácil projetar os custos, trabalhar com transparência e acompanhar o progresso da estratégia.
Como todo bom projeto, é importante estabelecer um cronograma de ações de fácil execução. Além disso, é importante informar toda a rede para que todos saibam quais ações estão acontecendo e as próximas a serem realizadas.
Além disso, estabeleça as datas de lançamentos dos conteúdos, suas pautas, frequência de disparo de e-mail e postagens nas redes sociais.
Um dos principais pontos de aplicação do inbound marketing está na criação de fluxos de automação. Isso garante otimização da comunicação e gera grande economia de tempo.
Além disso, essas ferramentas também oferecem outras funcionalidades importantes. Por exemplo: segmentação de base de contatos, disparo de e-mail, criação de landing pages, pontuação de leads, dentre outros. Aqui na Kryp nós usamos o RD Station.
Por fim, não esqueça de alinhar as expectativas com todos os franqueados e colaboradores em relação às estratégias a serem adotadas, ok? Para isso, realize treinamentos e reuniões para explicar de forma clara tudo o que será realizado.
Aqui, também vale destacar que é muito importante que cada franquia também faça o seu próprio investimento, mas sempre respeitando a estratégia, o tom de voz e a campanha da franqueadora.
Quando os franqueados trabalham com anúncios específicos, voltados para o seu público e sua região, as chances de aumentar a geração de leads são maiores. Por isso, é importante que todo o time trabalhe junto para garantir os melhores resultados!
Como você pode ver anteriormente, existem vários passos importantes para gerar leads para franquias. Por isso, é fundamental contar com uma equipe de marketing experiente para alavancar os resultados.
E como você já deve saber, a Kryp é uma agência de marketing especializada em franchising.
Garantimos as melhores estratégias de marketing digital para a expansão da sua rede, geração de leads e captação de novos franqueados. Além disso, desenvolvemos treinamentos e estratégias de endomarketing para fortalecer cada vez mais sua estrutura organizacional.
E aí, vamos bater um papo para fazer um diagnóstico do marketing da sua rede e entender quais são os melhores caminhos para a sua marca decolar?