Já imaginou que terrível seria lançar seu produto e/ou serviço, um site ou fanpage, para pessoas que não se identificam com aquilo? Seria um desperdício de tempo e dinheiro! Por isso é fundamental criar a persona da sua empresa, para conseguir direcionar o que deseja para quem se interessa efetivamente.
Sem tempo para ler? Então, aproveita e clica no player abaixo para ouvir o nosso post.
Você deve estar se perguntando “Então persona é a mesma coisa que público-alvo?”. Não! Essa é a principal confusão entre os empresários, por isso é fundamental você entender a diferença.
#1 O que é persona?
Persona é a representação do seu cliente ideal, aquele que você quer atingir e falar diretamente. É personificação (ato de um indivíduo representar algo abstrato) de um personagem fictício, baseado em dados reais da sua pesquisa de público.
# Como fazer?
Você destaca todas as características em comum da sua gama de clientes em potencial, e junta todas elas para formular o perfil de uma pessoa que representa todo o seu público-alvo. É importante ressaltar que pode haver mais de uma persona na sua empresa, por exemplo, uma mulher mais velha e outra mais jovem, já que a abordagem é diferente.
Identifique as dores e desejos, idade, o que lê, o que faz e como sua empresa pode ajuda-la.
Ex: Maria tem 27 anos, é solteira, publicitária recém-formada e tem como objetivo trabalhar em uma agência de comunicação no exterior, porque ama viajar, e, automaticamente, ser reconhecida no mercado nacional e internacional. Suas maiores dificuldades são a desabilidade de falar inglês e falta de dinheiro, por isso estuda bastante e planeja seus passos para economizar e conseguir viajar.
#2 O que é Público-Alvo?
Já o público-alvo (em inglês target audience) quer dizer uma parcela de pessoas, um segmento, que possuem características em comum e atingem os requisitos que sua empresa pretende para vender o produto ou serviço que deseja com mais precisão. É um grupo formado com base em pesquisas sobre sexo, idade, classe social e por aí vai.
# Como fazer?
Faça uma pesquisa, um formulário online que te ajude a identificar características em comum e identificar dores e desejos desse público, para conseguir definir a persona depois. Não se baseie em achismos, contra fatos e dados não há argumentos e a margem de erro é muito menor!
Ex: O público é formado por homens e mulheres, entre 25 e 35 anos, de classe B+, com renda média mensal R$6mil. São, em sua maioria, solteiros, graduados ou pós graduados. Gostam de viajar, procuram não gastar muito com coisas supérfluas e investem bastante nos estudos para atingir o reconhecimento profissional.
Percebe que, por mais confuso que pareça, são duas situações diferentes? É preciso do público-alvo para criar a persona, que é mais precisa e ajuda a direcionar mais a linguagem, a abordagem e o que será comunicado ou vendido à ela. Com isso, criando a persona corretamente, as chances de atingir de forma certeira o resto do público é muito maior.
Com a segmentação e definição adequada, seu produto, serviço, site e/ou fanpage estará direcionado para quem se interessa. Esse é o primeiro passo para o sucesso! ?